Um blog do Travellerspoint

Highlands - Loch Ness

Monstro ou Mito?

overcast 8 °C
Visualizar 2001 Inglaterra e Escocia no mapa de viagens de Akemi Nomura.

O lago Ness (Loch Ness), situado a 159 milhas de Edimburgo, encravado nas Terras Altas escocesas, é um lago de água doce, de forma estreita e alongada, com 37 km de comprimento, 1,6 km de largura e chega a ter 226m de profundidade. Sua água é turva e extremamente gelada, sendo que o verão é a única estação em que é possível navegar no lago. Anualmente o local atrai milhares de turistas em busca da lenda do monstro do lago Ness.

large_digitalizar0093.jpg

O primeiro registro sobre uma estranha criatura que vivia no lago data do ano de 565. Naquela ocasião um missionário irlandês conhecido por São Columbina descreve como foi surpreendido por uma criatura monstruosa. O episódio foi o suficiente para criar todo tipo de contos e superstições sobre Loch Ness e a misteriosa criatura carinhosamente chamada pelos escoceses de Nessie.

Em 19 de abril de 1934, foi tirada a mais famosa fotografia do monstro pelo cirurgião R.K. Wilson. A fotografia circulou pela imprensa mundial como prova absoluta da existência da criatura. Sessenta anos depois, o genro de Marmaduke Wetherell, repórter free lancer do Daily Mail, confessou que a fotografia era falsa. Wetherell, que foi ridicularizado pelo jornal Daily Mail por sua infrutífera busca de provas da existência do monstro, resolveu dar ao jornal o monstro que eles queriam. Junto com seu genro construiu o monstro de madeira, instalado em cima de um submarino. O nome do cirurgião R.K. Wilson foi usado para dar mais credibilidade à fotografia.

Real ou imaginário, o monstro de Loch Ness faz parte do imaginário popular e da cultura da Escócia e do resto do mundo ocidental.

Subir os Highlands escoceses é viajar pela história dos clãs com personagens imortalizados pelo cinema como William Wallace (Coração Valente) e Rob Roy (Rob Roy – A Saga de uma Paixão). As montanhas também guardam histórias muito significativas para os escoceses, como o massacre de Glencoe, envolvendo um dos clãs mais conhecidos do mundo, os MacDonalds. As cidadezinhas no caminho são muito bonitinhas e os highlanders são muito hospitaleiros. Ao chegar à cidade de Fort Augustus durante o verão, é possível passear de barco pelo lago até o ponto do suposto aparecimento de Nessie. Mais do que lenda, uma ida ao lago Ness é a combinação perfeita de castelos, clãs, histórias e uma paisagem deslumbrante... vale encarar o gelado verão escocês.

Publicado por Akemi Nomura 14:39 Arquivado em Escócia Tagged scotland loch highlands ness lago escócia

Envie por email este textoFacebookStumbleUpon

Índice

Seja o primeiro a incluir um comentário sobre este texto.

Comments on this blog entry are now closed to non-Travellerspoint members. You can still leave a comment if you are a member of Travellerspoint.

Login