Sydney, 02 de outubro de 2012
I'm homesick
02.10.2012
21 °C
Visualizar
2012 Australia
no mapa de viagens de Akemi Nomura.
Domingo cruzei a barreira dos 50%. Dos 44 dias, ja cheguei aos 23. E eh um periodo, digamos, crítico. Vou ter que começar a lidar com um fato: "I'm homesick!". Pois eh, gosto, mas gosto por demais de viajar. Mas voltar pra casa, ah, isso nao tem preco. Amyr Klink eh que ta certo: "Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.
Ja postei esse texto aqui antes, eu sei. Eh um conselho do pai dele. E faz todo sentido pra mim. Por mais que a gente leia e se informe, a gente ainda se surpreende com a realidade que a gente encontra mundo afora. Mas, voltando ao meu querido diário, voltando ao domingo. O dia amanheceu ensolarado. Um pouco frio, eh verdade, mas no sol tava bom. Já logo cedo contactei a família no Skype e depois fui passear by myself. Encarei o meu primeiro busao cheio, nem acreditei que teria que ir em pe. Parece que toda população aborígene estava no ponto anterior. Mas tudo bem, na Central eu sentei.
Desci no ponto da David Jones pra pegar a Market Street. Foi um prazer ver aquelas lojas do centro abertas no domingo. Eu realmente achava que nao abria. O percurso ate Darling Harbour foi bem mais agradável. Parei no Queen Victoria Building, que eh um prédio de arquitetura antiga, e hoje abriga um shopping. Descobri mais vida no subsolo, um imenso corredor repleto de lojas liga os shoppings do QVB e Myer, que ficam 2 quadras de distância um do outro. Essa vida underground eh muito louca!!! Continuando no meu caminho, atravessei a Kent Street, foi quando ouvi um ronco forte, um nao, vários. Duas imensas filas com pessoas de todos os tipos naquelas motos enormes, barulhentas e lindas indo para mais um joyride. Ta certo, um dia desses nao foi feito pra ficar enfurnado (existe essa palavra?) dentro de casa.
Cheguei em Darling Harbour e da passarela da baía dava pra ver que tava bombando. O esquema foi o seguinte: anda um pouquinho, toma um solzinho, tira umas fotinhas e segue em frente. Darling Harbour eh uma das varias baías que entrecortam a cidade. Essa eh especial pela quantidade de entretenimento. Mega hoteis, dezenas de restaurantes, shoppings, lojas, casas noturnas, etc. Lembrei do pier do America's Cup em Auckland, que eh uma miniatura de Darling Harbour, claro, respeitando as devidas proporções. E la de cima da passarela, antes de eu descer para caminhar, o que avistei ao longe?
Nao podia faltar, ne? E no ritmo, eu cheguei as 13h no HR. Perfeito! Fui atendida pela Sophie, uma maluca como todo atendente de HR. O ritmo foi um pouco mais lento que o normal, o que nao me estressou pois o dia estava lindo, a paisagem estava magnífica, e eu nao estava com pressa nenhuma. Sophie falhou no final, quando eu ainda estava na ultima mordida, ela chegou perguntando se eu ja tinha terminado. Eu mal gesticulei algo e ela levou o prato e perguntou se poderia trazer a conta. Traz ne, fazer o que? So nao conte com tip... Uahaha.... Eh aquela história, com 7 bilhões de pessoas na face da Terra, nao vou deixar uma estragar meu dia. E que dia! Nao tem como nao gostar dessa cidade!
Agora, pensa numa mulher feia. Multiplica por 10. Pois eh, depois de Darling Harbour, fui na direção do Hyde Park, aproveitar o resto de sol que ainda tinha. Como de praxe, me joguei no gramado. Nao deitei, dessa vez, fiquei sentada curtindo o sol e a paisagem. De repente ouco uma voz suave ao meu lado. Olho pra cima (a pessoa estava de pe), e vejo uma mulher, provavelmente descendente de aborígenes, com duas trancinhas achando que eh a Dorothy do Magico de Oz, mas feia de dar do. Acho que estava pedindo um trocado, sei la, eu nao estava prestando atenção. So pude gaguejar: "I don't speak...". Nem completei e ela saiu falando que tinha entendido, eu nao falava ingles, etc. Foi bem conveniente nessas horas... Mas quem merecia um trocado era eu, pelo susto que eu levei, rsrsrsrs.
Segunda foi public holiday, ou, feriado. Se fosse nos Estados Unidos seria apenas holiday, mas na Australia eh public holiday porque holiday eh ferias. Eu achava que labor day, ou dia do trabalho, era no dia 1 de maio no mundo inteiro. Assim, tipo Natal, entende? Pois nao, na Australia eh dia 1 de outubro. Parece que nos Estados Unidos eh em setembro. Como eu vivi sem saber isso? Pois bem, eu estou inspirada na filosofia da Cynthia, sem obrigações. Mandei uma mensagem para Beatriz para me encontrar no centro. Dai, almoçamos em Darling Harbour (adivinha aonde Cynthia?) e fui em busca de um presente de aniversario atrasado. Achei, mas nao comprei ainda. Tenho tempo, quase 3 semanas ainda...
Hoje eh terca feira e as coisas estao melhorando. Acho porque todo inicio de semana chegam novos alunos, e agora que eu ja sou veternana, fico mais a vontade. Hoje tivemos um novo professor, o nome dele eh Jeff. Doidinho de pedra. Mas dei muita risada com ele, o cara eh muito engracado. A aula passou voando, nossa, a Sally que me perdoe, mas ele eh bem melhor. Ele agitou um bolo de aniversario pra Maeva, eu fiquei incumbida de comprar. Foi bem bacana, ela ficou super feliz. O duro eh que o Jeff queria ouvir "Parabens pra voce" em todas as linguas, e eu sou a unica que fala portugues na turma, ja viu ne? O Jeff vai continuar a semana inteira, pena que teve feriado, um dia a menos com ele. Ele fala super rapido, mas fica em cima na correcao da pronuncia, o que eu acho muiiiiitooooo bom. Amanha tem prova, hehehe. Eu nao ia estudar nao, mas mudei de ideia. Vou rever uns vocabulários e fazer 3 folhas de exercio do livro pra nao correr risco de passar vergonha... Kkkkk...
2 de outubro, em 20 dias estarei em solo brasileiro. Continuo homesick, eh verdade, mas com vontade de ficar mais um pouquinho, vai entender?!?!?
Publicado por Akemi Nomura 22:20 Arquivado em Austrália