Um blog do Travellerspoint

Melbourne - parte 1

Informacoes basicas

overcast
Visualizar 2012 Australia no mapa de viagens de Akemi Nomura.

De Sydney a Melbourne

Aeroporto de Sydney

Saindo da escola no centro da cidade, fui pra Wynyard Station e pela bagatela de AU$16,80, fui de trem ate o aeroporto. O terminal doméstico do aeroporto de Sydney eh estranho. Quando desci do trem, passei a catraca (precisa do tiket pra sair), subi a escada rolante e estava no desembarque, onde ficam as esteiras. Tinha mala rolando na esteira sem mais ninguém. Eu acho muito estranho isso de todo mundo ter acesso as esteiras, mas... Bom, como ja tinha feito o check in, fui para o embarque. Ninguém me pediu a passagem ou um documento de identificação. Passei pelo raio x e fui para o meu portão. La imprimi meu cartão de embarque que estava no meu ipad e, no embarque, tambem, nenhuma identificação. Engracado isso!

Aeroporto de Melbourne - Avalon

Melbourne fica a mais de 1000 km de Sydney. Se nao quiser perder tempo, vá de avião. Consegui comprar uma passagem por AU$45, cada trecho. Com taxas, saiu AU$115 no total, ida e volta. Um barato que me deu um certo trabalho, vou explicar porque. Melbourne tem 2 aeroportos, Tullamarine e Avalon. Avalon fica a 55km de Melbourne CBD, e lá operam alguns voos low costs. E claro que pelo preco que eu paguei, onde mais que eu ia descer? Era longe pra caramba, estava super frio, o aeroporto eh uma porcariazinha, enfim.

Transporte Aeroporto/City

Se for pra optar fazer essa besteira, descendo em Avalon eh só procurar a placa de Airport Shuttle. Nao tem erro, vai quase todo mundo pra la. Tem duas opções, eu escolhi Sita Coaches, porque tinha mais gente, rs. O ônibus vai ate a Southern Cross Station, em Melbourne CBD. De lá da pra pegar trem fácil ou táxi. Como estava tarde eu optei pelo táxi. Ah, o ônibus custa AU$22. O táxi saiu por AU$25. Ta bom, estava cansada. Na volta vou de trem ate o centro onde eu pego o ônibus.

Em Melbourne

Hospedagem

Estou num hotel do tipo budget. Em outras palavras, hotel barato. Eu me arrisco a dizer que eh um dos piores hotéis que ja me hospedei na minha vida. Culpa da minha falta de planejamento. O hotel por fora parece muito bom, mas por dentro, parece moradia estudantil. Nao sou de muita frescura, da pra ficar aqui. Tendo meu quarto e nao precisando dividir banheiro, eu me viro. Mas que o hotel eh ruim, ah isso eh. Fica a 1km da estação de trem, que fica a 40 minutos do centro. Nao tem nada aqui perto. Pelo menos o retaurante do hotel da pro gasto e eu pude pedir uma pizza quentinha no quarto, o que coloca ele na frente do hotel de Oslo e de Paris. Eu nao aconselho ficar aqui nao, se puder planejar a vinda a Melbourne, com antecedência da pra conseguir um hotel mais proximo do centro. Mas se quiser ficar aqui assim mesmo, o nome do hotel eh Sleep and Go, fica no subúrbio de Preston. Por AU$70, a diaria, ta valendo.

Transporte na cidade

O subúrbio de Preston fica no limite da zona 1 de transporte da cidade, isso eh bom. Estou a cerca de 11km do centro e estou na zona 1. Em Sydney, estou a 7,5km do centro e estou na zona 3. Ponto pra Melbourne, passagem mais barata. Pra andar de trem aqui tem que ter um cartão que chamam de myki. Tive que comprar esse cartão, porque nao queria ir a pe pro centro, rsrs. Comprei o cartão diário, que posso usar a vontade por um valor fixo. Por exemplo, carreguei o myki com AU$10, e por AU$6,40 debitado do meu myki eu podia pegar o trem quantas vezes quisesse no mesmo dia na zona 1. No fim de semana, o valor a ser debitado, caso eu use (e vou usar), eh de AU$3,30 por dia. Tem que validar na entrada e na saída da estação. O rapaz da estação aqui de Bell Street foi bem bacana, saiu do guiche pra me explicar como eu devia usar.

Bom, ja chegando na cidade, um super ponto positivo pra Melboune. A cidade eh super preparada para o turismo. Pra quem nao se planejou, como eu, o ideal eh ir direto pra Federation Square. La esta a chave pra desvendar a cidade, o Tourist Information. Eles treinam varias pessoas da terceira idade pra trabalharem nas ruas dando informação aos turistas. Eu mesma fui interceptada por um senhor simpático devidamente paramentado com mapas, etc, e facilitou muito meu dia.

Dica de ouro: Melbourne tem dois serviços de Hop on Hop off absolutamente GRATUITOS. Um eh o ônibus e o outro eh o tram. O ônibus funciona a cada 20min, ate as 16h30, e o tram eh a cada 10min (na teoria, na pratica eh a cada 2 min), ate as 21h de quinta a sabado, e ate as 18h nos demais dias. Gente, nao eh demais, isso. Por isso que eu nao vi aqueles onibus vermelhos na cidade. Com um servico desse, nao tem pra concorrencia.

Publicado por Akemi Nomura 12:36 Arquivado em Austrália

Envie por email este textoFacebookStumbleUpon

Índice

Seja o primeiro a incluir um comentário sobre este texto.

Comments on this blog entry are now closed to non-Travellerspoint members. You can still leave a comment if you are a member of Travellerspoint.

Login