Santiago - parte II
Mission accomplished
27.10.2012
20 °C
Visualizar
2012 Chile
no mapa de viagens de Akemi Nomura.
O relógio biológico continua alterado. Depois de dormir às 22h, acordei às 2h. E não consegui dormir. Em alguns momentos do dia meus olhos ardiam, como que implorassem por um descanso. Mas não, tinha que agüentar o tranco. Senão não "volto ao normal" tão cedo. Como aqui é um apartamento já tínhamos abastecido a cozinha para o café da manhã. Sanduíche de queijo e uma espécie de todinho. Já podíamos sair agora!
A CAMINHO DE CONCHA & TORO
Bom, pra chegar até lá, a dica e pegar o metrô. Como estamos hospedados no centro, próximos a estação da La U, na linha 1, vermelha, pegamos o metrô no sentido Los Domenicos. Três bilhetes saíram por CL$1800, mais ou menos. O metrô até que tinha bastante gente, não tinha lugar para sentar. E assim fomos ate a estação Tobalaba. Dali, fizemos baldeação para a linha 4, até a penúltima estação, Las Mercedes. A parte do metrô durou pouco mais de 1 hora. Descendo na estação, pegamos um táxi e, 10 minutos depois, por Cl$2800, estávamos em frente a Vinícola Concha & Toro.
VINÍCOLA CONCHA & TORO
Fundada em 1883, a Vinícola Concha & Toro é hoje a segunda maior do mundo. As visitas ocorrem diariamente, com 3 tipos de tour. Optamos pelo tradicional, que dura de cerca de 1 hora. É importante fazer a reserva com ate 24 horas de antecedência. O grupo se formou com 90% de brasileiros, a guia se esforçou em se fazer compreender. Passamos em frente a casa do fundador da Concha & Toro, seguimos caminhando pelos vinhedos. O Chile produz 26 tipos de uvas, e conta com a combinação quase perfeita entre solo e clima. A guia nos explicou das barreiras naturais que protegem os vinhedos de pragas: os Andes, o mar, o deserto e a Antártica. Essa proteção fez com que o Chile fosse o único pais a produzir a uva Carmenet, dizimada da Europa e Estados Unidos por uma praga. Apenas em 1994, um pesquisador francês descobriu que essa uva ainda seu estado mais puro, ainda existia em terras chilenas. Dentre outras histórias, seguimos para as adegas, onde fizemos a primeira degustação. Após visitar a lendária adega do Casillero del Diablo, onde assistimos um filminho sobre a história que cerca essa adega, fizemos uma última degustação onde pudemos levar as taças. A visita custa hoje Cl$8000. No final, claro que havia uma loja. Nem precisa falar que os preços são caros ali.
DONDE AUGUSTO - MERCADO CENTRAL
Voltamos ao Mercado Central. Essa era a única dica do Pedro em Santiago. Pedro é um chileno que eu conheci na Austrália. Se mostrou surpreso quando eu disse que ia para Santiago. Não esqueço dele dizendo: "O que você vai fazer lá? Não tem nada em Santiago!". Pois bem, deu pra reparar que o Pedro não gosta daqui, né? Então se ele recomendou o Mercado, vou confiar, afinal, sob um olhar critico como esse.... Depois da pequena viagem de volta de Concha & Toro, descemos na estação Universidad Católica e pegamos um táxi até o Mercado. A dica agora veio do blog que eu citei ontem, o restaurante Donde Augusto. O Donde Augusto foi escolhido pois tinha porções pequenas de centolla. A centolla inteira além de ser grande, eh cara, pode sair por mais de US$100. Se estivessemos em mais pessoas, quem sabe? Ficamos com a porção mesmo que nos foi servida sem nenhuma tentativa de ficar empurrando a inteira. O Mercado é um prédio bem rústico, como falei ontem, parece o Mercado de Peixe de Sydney, em menores proporções. A comida aqui em Santiago é boa e barata. Falei tanto da centolla, mas não era pra mim, era pro meu pai. Pra mim foi um salmão grelhado que estava delicioso.
PALACIO DE LA MONEDA
No coração da cidade está o Palacio de la Moneda, sede do governo chileno. A fachada sul está situada na Alameda, com uma imensa bandeira chilena marcando o local. Construído originalmente para ser a Casa da Moeda, devido à falta de recursos do governo colonial, a Casa Real Espanhola entregou o projeto a um particular. Em 1805 foi finalmente inaugurado. La Moneda presenciou momentos marcantes da história chilena como a ditadura de Pinochet, o golpe de 1973 e o suicídio de Salvador Allende.
CERRO SAN CRISTOBAL
Uma das atracões favoritas de Santiago, o Cerro San Cristobal faz parte do parque metropolitano e tem um mirante natural a 300 mts de altura. Pode-se chegar lá de várias formas: caminhando, pedalando, de carro ou de funicular. A ideia era pegar o funicular, se não estivesse fechado até novembro. Ir andando era algo impensável, não só pela altura, mas porque é longe pra caramba. Estávamos quase desistindo quando soubemos da existência de um serviço de van gratuito até o topo. E lá fomos nós. Ah, olha só, funciona até às 18h, então, se não quiser voltar a pé, calcule bem o horário. A van pode lotar e você ficar pra trás. A maior atracão do Chile sem dúvidas é a Cordilheira dos Andes. E ver as montanhas majestosas ao fundo da cidade com escassa, porém ainda existente, neve nos topos é uma imagem inesquecível.
IMPRESSÕES
Antes de vir pra cá, tinha ouvido tantos relatos de brasileiros que acho que criei grandes expectativas. E não acho que a cidade tenha correspondido. Não é que não tenha valido à pena. Somente ver o avião cruzando os Andes já valeu os US$250 de passagem. Dou razão ao Pedro, que ele não me ouça. Do ponto de vista turístico, Santiago deixou a desejar, pelo menos para mim. Não desisti do Chile, Pedro falou pra eu ir pro sul, indicou as Lagunas San Rafael. Em se falando de cidades sulamericanas, realmente, é uma boa cidade. Mas o mundo é maior que a América do Sul! Acho que estou ficando exigente demais, hehehe...
Quer uma dica? Vá para Santiago e decida pelos seus próprios olhos, não pela minha opinião e a de ninguém mais. É pertinho, 4 horinhas de voo e pronto, já da pra ter um feriado diferente. Eu já carimbei meu passaporte aqui...
Sao 3h da manhã, estou acordada desde às 2h escrevendo. Contando com as 2h de sono das 18h30 às 20h30, mais umas 4h das 22h até às 2h, já estou conseguindo dormir 6h quase no horário certo. Mais uma semana eu venço o jet lag.... Rsrsrs....
Até março de 2013!!!! O destino? Em março eu conto!!! :-)
Publicado por Akemi Nomura 23:30 Arquivado em Chile
Prima,
Gostei do seu blog, minha tia Neusa convidou-me para ir nesta viagem ao Chile, mas estava voltando da Argentina e acabei não indo. Da próxima quem sabe!!!
Creio eu que você vai conhecer o mundo eu pouco tempo. Nem bem chegou da Austrália já foi para Chile.
Qual vai ser agora o próximo destino?
Grande abraço prima.
Carlos Soares
por Carlos Soares