Um blog do Travellerspoint

Roma, 22 de março de 2013

sunny 14 °C
Visualizar 2013 Itália no mapa de viagens de Akemi Nomura.

Antes de tudo, hoje é aniversário do meu irmão. Parabéns irmão!!! Felicidades, paz e saúde pra vc...

A noite da quarta feira foi bem bacana. Fomos eu, Tati, Alessandro, Adriana e Ladislao num lugar chamado Eataly. É uma espécie de supermercado com comida de qualidade. Imagina uma casa Santa Luzia bem grande, uns 4 andares, e entre os andares vários tipos de restaurantes. Jantamos por lá mesmo, depois a Tati ia comprar uns chocolates pro casamento. Na volta, paramos num lugar no meio de um bairro chique de Roma, onde tinha uma espécie de igreja. Na porta, um pequeno buraco onde dava pra ver uma espécie de altar. Disseram que foi construído por cavaleiros da ordem de Malta, mas não sabiam me explicar mais que isso. Procurei na internet alguma informação, mas também falhei...

Na quinta de manhã, fui pra casa da mãe da Tati. Ela me deixou lá com a seguinte recomendação: "Se a coisa ficar feia, coloca o fone de ouvido e desliga do mundo". Quando chegamos lá, não era difícil imaginar a cena, todos falando ao mesmo tempo, um mais alto que o outro. E quando eu digo falar alto, é algo que beira a histeria. Agora sim, o conselho da Tati faz todo sentido. Ela quando saiu apenas me disse: "Força!". Ahahaha... Tem horas que é engraçado, estão todos juntos e tem sempre alguém pedindo pra falar em português, mas não dá 2 minutos está todo mundo falando italiano de novo. Vira e mexe a mãe dela vira pra mim e começa a falar em italiano. Oi? A Adriana que morria de rir com isso.... Rsrsrs...

E chegou o dia, sexta feira! Acordei e fiquei na net um pouquinho. A casa já estava movimentada desde cedo. Quando eu criei coragem para levantar, a Mira foi me explicar onde estava tudo na cozinha. Um dos problemas em qualquer viagem é a comida, né? Aqui também tem suas diferenças. Italiano come doce no café da manhã, sabe, bolinho, biscoitinho, corneto doce, etc. Se não for a minha vitamina de banana com linhaça, eu prefiro um café com leite e pão integral com queijo branco, hehe... Exigente eu... Hahaha... O café com leite eu achei, e fui fuçar a geladeira em busca de algo salgado. E foi o salame mesmo. Logo depois fui dar uma geral na minha mala. Incrível como as coisas resolvem se auto organizar a cada vez que eu fecho a mala. Já separei umas roupas para mochila, sei lá pra onde eu vou, mas eu sei que eu vou. Bom, nesse meio tempo, o Mimo chegou com o que ele chamava de pizza com mortadela bolonha. Pra mim estava mais pro bom e velho pão com mortadela. Aqui não é tão comum como no Brasil. Embutidos em geral são consumidos depois da janta, com um vinho, de preferência. Pão com mortadela de manhã é lanche das classes "menos favorecidas", digamos assim. Realmente, eu não nasci pra ser rica mesmo!!! Ahahahaha...

O ritual do casamento começou às 13h. As amigas da noiva começaram a chegar para o ritual de maquiagem. A família da noiva prepara uma mesa com doces e salgados. Eu fiquei com dó do pai e do irmão no meio dessa mulherada maluca, ahaha. Comecei a me arrumar às 14h, junto com a Adriana, para não ficar pra trás... Rs. Todas as amigas se arrumam aqui também. No final, saem todos juntos.

D1F5B5DF2219AC681777AA316D3BEA12.jpgD1D64A8B2219AC681781D438A494D7CE.jpg

Às 16h foi uma cena diferente. Vários amigos chegaram para ver a noiva sair. Tinha tapete vermelho e tudo. Depois é feita uma carreata com parentes e amigos da noiva. Chegamos lá, o noivo, parentes e amigos já aguardavam. Foi uma cerimônia civil, coisa de 10 minutos. Fui e voltei com a Giulia, o Claudio e o Marco, filhinho deles. O dia ajudou, nem fez muito frio. Na volta da cerimônia, passamos por vários monumentos de Roma iluminados. Um espetáculo!

D1C2BCD42219AC681771D65220F340D2.jpgD1C95C5E2219AC68178DD77CD0F62BBC.jpg

A festa não é bem festa, é um jantar. Normalmente é só música ambiente, sem dança. Foi algo simples, não sei se por opção da Tati ou é sempre assim. Duas massas e uma carne. No final uma torta folhada e frutas. Não rola aquela mesa de café na saída, rola umas bebidas, chocolate e charuto. Fiquei na mesa com os irmãos e os primos da Tati. Muito engraçados eles, pena que eu não entendia nada, ahaha. Minha risada era tardia, depois que alguém traduzia pra mim. Conversei muito com a Arta, uma amiga albanesa da Tati que casou com um americano e fala inglês fluente, graças à Deus! Já estava ficando chato ficar muda na mesa... O jantar acabou às 2h. Meus planos de amanhã? Quando acordar eu decido!

D1B018202219AC6817CD672AC249E079.jpg

Caracas! Agora que caiu a ficha... Quando eu mudei de período de aula da tarde para de manhã foi exatamente quando eu fui pra quarta série, em 1989. Lá, eu ia conhecer uma coleguinha de classe chamada Tatiana. Futuro? Naquela época eram só sonhos... Nunca eu ia imaginar que 24 anos depois eu ia cruzar o oceano para estar aqui hoje num dia tão importante. Não há barreiras para os amigos de verdade. Foram cartas que demoravam uns 20 dias, e-mails que diminuíram a distância, redes sociais que nos deixaram atualizadas sobre a vida uma da outra, e agora whatsapp que nos deixa à distância dos smartphones. O mundo deu tantas voltas nesses 24 anos, a vida se encarregou de nossos caminhos se cruzarem de novo hoje... Fico muito, mas muito feliz mesmo de poder estar aqui hoje!

"Eu poderia viver, embora não sem dor, se morressem todos meus amores. Mas enlouqueceria se morressem todos meus amigos!"

P.S.: Tô meio emotiva hoje. Tô mesmo! Bora tomar um vinho...

Publicado por Akemi Nomura 2:34 Arquivado em Itália

Envie por email este textoFacebookStumbleUpon

Índice

Comentários

Fiquei feliz tb ao ver vc no casamento da Tati.

por Neuza Nomura

Que amizade bonita

por Marcos Fracalossi

Lindo esse post Akemi!!!! Amei!

por Karin

Comments on this blog entry are now closed to non-Travellerspoint members. You can still leave a comment if you are a member of Travellerspoint.

Informe abaixo os detalhes da sua conta no Travellerspoint

( O que é isso? )

Se você não é ainda um membro do Travellerspoint, inscreva-se grátis.

Inscreva-se no Travellerspoint