Um blog do Travellerspoint

Cartagena das Índias 1

sunny 30 °C
Visualizar 2013 Caribe no mapa de viagens de Akemi Nomura.

CHEGUEI

Bom dia Cartagena!!! O avião desceu ontem às 21h. Como era voo nacional, tudo foi simples. O aeroporto de Cartagena é fofo. As malas demoraram um pouquinho, mas, ok. Peguei um táxi e fui pro hotel. Quando vi a muralha da cidade do meu lado, toda iluminada, nossa!!! Babei!!! Lindo demais!!! Estava acontecendo algo na Cidade Amuralhada, as passagens estavam bloqueadas. O taxista me levou o mais perto possível do hotel, teve até que abrir o porta malas pra mostrar que eu era turista. Mas teve um trecho que eu tive que fazer a pé. Paciência! Lá vou eu puxando mala nas ruas irregulares do centro quase 22h e eu varada de fome. Mas a rua estava lotada devido ao tal festival, mega policiada, portanto, sem problemas.

937583502219AC681792BE366FB000E6.jpg

ONDE FICAR

O que fazer quando 99% dos blogs e fóruns dizem pra você se hospedar no Centro Histórico da Cidade, dentro das muralhas, e seu chefe fala pra você se hospedar no bairro de Bocagrande, onde os que preferem a Cidade Histórica dizem que é sem graça e que a praia parece o Guarujá? Tipo, eu não vim até aqui pra ir pro Guarujá, certo? Então, você que está lendo esse blog e conhece meu chefe, bico calado, pois vou desobedecer, rsrsrs. Voltei pra minha reserva anterior, o Hotel Torre del Reloj. Parece ser um hotel ok, só não tem piscina. Estava tendo uma festa na praça próxima e estava uma loucura, mas, meu quarto dá pra uma ruazinha lateral muito sussa. Mas, olha só, é bom considerar ficar num hotel com piscina. O calor aqui é insuportável.

938FED802219AC681706B86E6A4A25A5.jpg

CARTAGENA

"Cartagena das Índias é a segunda cidade mais antiga da Colômbia, só perdendo pra vizinha Santa Marta. Devido à sua localização estratégica, se tornou a principal entrada para o Caribe e virou um dos principais alvos de ataques piratas. Para evitar tal invasão foi toda cercada por muralhas.
Tais muralhas não apenas impediram a invasão dos piratas, mas também ajudaram na conservação a cidade praticamente intacta por centenas de anos. Com o passar do tempo, a cidade foi crescendo para além das muralhas e já soma, hoje, mais de 1 milhão de habitantes.

Mas o encanto de Cartagena, está mesmo dentro das muralhas, em seu centro histórico. A chamada Ciudad Amurallada foi eleita Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, e conserva um belíssimo conjunto arquitetônico, composto por pátios de pedras, ruas estreitas, casas coloridas, sacadas floridas, praças, igrejas, museus. Palco de vários romances do renomado escritor colombiano Gabriel García, Cartagena é uma cidade realmente encantadora."

E FOI ASSIM

Cheguei no hotel e levei um susto. Tinha duas reservas em meu nome. Oi??? Tá certo que e fiz 435 reservas, mas eu cancelei as outras 434, nem vem. Depois o cara verificou que realmente estava cancelada. Bom, adivinha o que tem na esquina do hotel??? HARD ROCK, bebê! Nem precisa dizer onde eu fui jantar, né? Um chicken fingers bem temperadinho, por favor.... E a festa rolando solta na praça. Dei uma olhadinha, mas confesso que estava sonolenta. Comprei uma água e subi. Fui entrar no face e estava vendo meu feed e de repente, surpresa! Acabo de descobrir que o Piraju também acabou de chegar em Cartagena! Pára, deixa eu explicar, o Piraju é um amigo meu da faculdade que estava a trabalho em Bogotá, e aproveitou o finde para conhecer Cartagena. Ele estava todo animado para ir pra rua, gezuis. Ok! Falei que o centro estava bombando, e ele veio pra cá. Desco um pouquinho pra ver o festival e revê-lo também. E ficamos por lá, ouvindo salsa, rumba, calipso, sei lá, até a uma da manhã. O engraçado é que tinha uma área reservada mais próxima ao palco que não sei que conversa ele jogou que conseguimos entrar, hehe. Estava um calor insuportável pro horário, tô vendo que durante o dia vai ser uó!

938036862219AC6817057092DD594D2A.jpg

Acordei cedo, por volta das 6h30, mas, levantar pra quê? Estou de férias. Fui tomar café às 8h e conheci uma brasileira, com quem peguei algumas dicas. Já desci em seguida para falar com o Vitor, na recepção. Fechei o passeio tradicional, que todo mundo faz, pra ilha do Rosário e praia Branca. Já paguei logo os COP 65mil, com almoço incluído. Mas vou no domingo, tem que sair cedo. Depois do café, fui atrás de um mapa da cidade no ponto turístico, no hotel não tem, acredita? No caminho fui interceptada 478x. Um saco! E eles são insistentes. Em San Andres não me irritei tanto. Enfim, adotei o modo ignorar, deixa falando sozinho mesmo. E sigo meu caminho. Vou tentar ser sucinta pra não ficar chato.

Vamos começar do começo, a Torre del Reloj. Fica bem em frente ao hotel e foi construída pra ser a entrada principal da cidade. Por anos foi a única entrada para dentro dos muros. A passagem dá acesso à Plaza de Los Coches, que eu não sei porque tem esse nome, mas sei que o nome original é Plaza de Ecuador, em homenagem ao Tratado de Limites entre Equador e Colômbia. Aqui na praça está a estátua de Pedro de Heredia, fundador da cidade. Nos prédios em frente à praça, que inclui meu hotel, tem um corredor chamado Portal de Los Dulces, onde senhoras colombianas vendem doces.

93887E322219AC6817CC1CF74456E5CF.jpg938C2BAA2219AC68176B9D7086A80B19.jpg

Continuando, desviando dos chatos, cheguei no Palacio de La Proclamación e Catedral de Cartagena. O primeiro é a sede do governo, onde foi assinado o tratado de independência do Estado de Cartagena de Las Índias. A catedral, bem, é a catedral. Começou a ser construída em 1575. Não sei o estilo, só sei que é simples por dentro. Por fora é mais legal. Dizem que o pirata Francis Drake quase a derrubou com um único tiro certeiro.

939B7F5C2219AC68179E2A0217D98FE5.jpg

Continuei o caminho sugerido no mapa de turismo, acredito que o mais bonitinho por isso, e fiquei admirando as sacadas de Cartagena. Um charme à parte da arquitetura colonial da cidade. As sacadas de madeira são da época colonial, já as de cimento são da época da República. Continuei andando, andando, suando, andando, até chegar ao Convento de San Diego. Tem 400 anos de história e hoje abriga a Universidade de Belas Artes.

93A32EAB2219AC6817D1237B1090B4EE.jpg
93A7C5622219AC68171D03B528AED2E0.jpg
93AFF3FE2219AC68174224204B7B9AB9.jpg93B427392219AC681748902AB1931F1E.jpg

Dali, estava a um pulo de uma parte das muralhas. Cheguei a subir um pouco, mas o sol rachando me impediu de ficar muito tempo. Dos 14km de muralhas construídos, 11km permanecem em pé em ótimo estado de conservação. Quero dar uma volta nas muralhas quando o sol baixar.
Passei por uma igrejinha chamada Santo Toríbio, até chegar ao belo Teatro Heredia. Esse teatro foi construído sobre as ruínas da antiga igreja de La Merced no início do século XIX. Depois de uma fase fechado, foi restaurado nos anos 70, voltando à ativa.

93BBE5912219AC681799A79274C9FA36.jpg
93C187F82219AC68171BBD9F0FEB800D.jpg

Já desidratada e sem forças até pra espantar os "chatos", tive que fazer uma pequena parada para beber água. Daí, cheguei no convento de Santo Domingo. Diz a lenda que um pirata chegou nesse convento muito debilitado, pois foi jogado do navio por ter tentado roubar outro pirata. Na igreja, pediu ao sacerdote que não salvasse sua ida e sim sua alma. Assim, pagou dois ducados de prata para ser enterrado ali. Adoro essas histórias...

93CFACC92219AC681709D4AF4FF47295.jpg

Ok, no final das minhas forças cheguei na área dos museus que o Vitor me aconselhou a ir. Nossa, como tem "chato" aqui. O cara queria me vender uma camiseta por COP40mil. Oi??? Falei pra ele que eu paguei COP15mil em San Andres. Ele baixou pra COP20mil falando que era de qualidade, ah tá! Tentei devolver a camiseta e ele não pegava, insistindo pra eu fazer um preço. Coloquei no ombro dele e fui embora com ele falando que fazia por COP15 mil. Ah tá, por que não fez desde o início? Queria me cobrar mais que o dobro? Palhaço!

Precisava de um pouco de ar condicionado pra recuperar minhas forças. Não fui no Castelo ainda. Depois de cerca de 1h descansando, saí para almoçar. Fui no El Corral, que o Piraju falou que era muito bom. Mega light! rsrsrs. Fui e voltei pro hotel, vou ficar aqui mais um pouquinho. As ruas estão quase vazias, ninguém aguenta andar nesse calor não. Gezuis!

93D8AB262219AC681765C4AE466DF328.jpg

Lá pelas 15h criei coragem de sair na rua. Estava insuportavelmente insuportável. Passando perto da Catedral, vi um guia explicando que em uma casa alaranjada teria morado o pirata Francis Drake. Isso mesmo, aquele que quase derrubou a Catedral. Ele teria exigido 400 mil ducados de prata e, como foi atendido com apenas 100 mil, resolveu sacanear a cidade bombardeando a Catedral. Gente boa! Eu ia continuar seguindo o guia, mas veio um chato me pentelhar, e eu deixei ele falando sozinho e fui para o outro lado.

A3FF684B2219AC6817B02EEB87EDDD01.jpg

Cheguei a passar na Catedral de Santo Domingo pra procurar o tal pirata enterrado, mas estava estranho. Estava aberta, mas parecia que estavam arrumando. Sabe quando parece que não era pra você entrar? Então, desencanei e saí. Bom, hora de me punir por ter comido hamburger no almoço. Apesar de bom, era um hamburger. Tomei rumo da Torre del Reloj e fui atravessar o Getsemani. Ô lugarzinho feio, viu? Dizem que tem estadia mais barata, mas dizem também que não é lá muito seguro. Eu não gostei não. Depois tive que atravessar uma ponte que foi uma aventura, primeiro, tinha que mudar o lado da rua que eu estava, sem sinal pra ajudar, meu amigo, foi tenso. Já no fim das minhas forças pela enésima vez o mesmo dia, depois de ser abordada por 200 taxistas no caminho, cheguei no Castillo de San Felipe de Barajas.

Onde eu estava com a cabeça? Nesse calor infernal, depois de andar tudo que eu andei, quando olhei o que teria que subir me deu até tristeza. Mas, tava lá, então... Vamos lá, sem frescura! Paguei os COP 17 mil de entrada, comprei uma água para abastecer e fui subindo... O Castelo de San Felipe de Barajas é a maior obra militar espanhola no Novo Mundo, situado em Cartagena das Índias, na Colômbia. Era um dos maiores pontos de defesa do Vice-Reino de Nova Granada e teve papel importante em várias guerras. Hoje, a fortificação é um dos principais pontos turísticos da cidade. Lá perto das 17h, o sol começou a baixar, começou a ventar e estava até gostoso ficar ali. Mas eu estava cansada, meu cabelo estava encharcado de suor, precisava de um banho. Desci e fiquei parada na entrada até aparecer um táxi pra voltar pro hotel.

A4A3A18C2219AC6817D40A8A25C73897.jpg
A4A764332219AC6817592D1A2411F08F.jpg
A4ABEC3D2219AC6817FFF37FE0AAB718.jpg

Cheguei no hotel às 17h e o Piraju estava lá me procurando. Bom, já que é pra animar, vamos caminhar na muralha. Estava mais agradável e fora das ruelas do centrinho parecia menos quente porque ventava. E fomos caminhando até achar nas muralhas o café del mar. De acordo com o Piraju é um lugar conhecido. Paramos por ali e pedimos uma sangría para bater papo e esperar o pôr do sol. Palmas para o pôr do sol... Clap clap clap...

A4B3B6FD2219AC6817CB7CE98A4C56CE.jpg

Ok, 20h, batendo uma fominha. Hora de? Voltar ao El Cerro! O mesmo do almoço, por favor. Depois, uma leve caminhada pelas ruelas com a lua companhia.

A4C8AD2A2219AC6817B940F84AE5369B.jpg

Cartagena está me surpreendendo positivamente! Não ia conseguir ficar muito tempo porque o calor é infernal! Mas está valendo, e muito, cada centavo.

Publicado por Akemi Nomura 05:54 Arquivado em Colômbia

Envie por email este textoFacebookStumbleUpon

Índice

Seja o primeiro a incluir um comentário sobre este texto.

Comments on this blog entry are now closed to non-Travellerspoint members. You can still leave a comment if you are a member of Travellerspoint.

Login