Porto / Vila Nova de Gaia / Ílhavo
De volta às origens
07.09.2014 - 07.09.2014 26 °C
PORTO
Chuvinha logo cedo. A cama tava tão boa. A ideia inicial era sair às 9h, mas papai acordou não se sentindo bem. Postergamos a saída em duas horas para dar tempo da gente arrumar as coisas. Esse apartamento é excelente, pode vir e ficar aqui fácil. Conversem com o Miguel, o e-mail dele é: [email protected].
Saímos às 11h. O Miguel passou no apartamento pra pegar a chave e devolver o depósito. Daí, pra não tornar as coisas difíceis pro papai, fizemos um "car tour" no Porto. Com tanta subida e descida ia ser difícil pra ele. Além dele não estar se sentindo bem também. Aí, fui dirigindo e fizemos alguns pit stops.
Torre dos Clérigos
A torre dos Clérigos pode-se dizer que é a torre do sino da igreja dos Clérigos. Para ganhar tempo, segui as orientações da Tania de ficar só na parte externa mesmo. É um dos pontos altos do Porto. É fácil avistá-la de outras regiões da cidade.
Igreja do Carmo
A Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, ou apenas Igreja do Carmo fica no cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua do Carmo, nas proximidades da Igreja e Torre dos Clérigos. Foi construída na segunda metade do século XVIII, entre 1756 e 1768, pela Ordem Terceira do Carmo. A fachada lateral da Igreja do Carmo está revestida com um painel de azulejos gigante (muito legal, diga-se de passagem), representando cenas alusivas à fundação da Ordem Carmelita e ao Monte Carmelo. No interior da Igreja do Carmo se destaca o dourado nas capelas laterais e no altar principal.
Sé
A Sé do Porto começou a ser construída no século XII. Não precisa entender muito de arquitetura pra ver as várias influências arquitetônicas. Do românico ao barroco, passando pelo gótico. Rola uma mistureba lá, mas é bem da hora. Eu aprendi bem na Espanha, lá em Segóvia. O traçado românico é mais liso. O gótico dá pra perceber pelo teto, olha pra cima, se rolar um teto meio abobadado, é gótico. E o barroco é aquela parada toda rebuscada. Depois de visitar 479 igrejas na Europa, uma hora eu aprendia.
São Bento
A estação São Bento é um bonito prédio arquitetônico por fora com uma forte influência francesa. Agora por dentro é algo espetacular, a cara de Portugal: azulejos. Como diria a guia de uns gringos lá em Queluz: A-ZU-LE-JO. Dá uma sacada no hall de entrada da estação:
Cidade do Porto
Dadas as condições especiais, a vontade de conhecer Santiago de Compostela e o ligeiro mal estar do papai hoje cedo acabaram por prejudicar a visita no Porto. Mas na medida do possível a gente fez o que deu, da melhor maneira. Deu pra conhecer um pouquinho, então tá bom, né?
VILA NOVA DE GAIA
Seguimos então para praia de Miramar, em Vila Nova de Gaia. Ali tem um restaurante chamado Areal Praia e pedimos um bacalhau a lagareiro. Dica do irmão. E foi assim:
ILHAVO
Comida no papinho, pé no caminho. De volta pra "casa". A ideia era ir pra Lisboa, mas aí o Carlinhos deu ideia da gente parar em Ilhavo. Aí você pensa, "onde diabos é isso"? Ílhavo faz parte do distrito de Aveiro e foi daqui, há mais de 160 anos atrás que saiu Joaquim Albano da Cruz, bisavô da mamãe e tataravô meu e do Carlinhos. Parece que pelas leis portuguesas, até terceira geração pode conseguir cidadania, ou seja, mamãe pode. Se ela conseguir, pode pedir para os filhos, ou seja... Bora parar em Ílhavo e fazer uma volta às origens!
Por coincidência estava tendo uma festa na cidade. Legal! Ia ter uma procissão às 17h. As pessoas se vestiam com suas melhores roupas. Era o evento da cidade. Parece que é uma cidade de 40 mil habitantes, cidadezinha do interior, como o interior do Brasil. Descobri depois que era festa do Nosso Senhor Jesus dos Navegantes. Mamãe e Carlinhos seguiram a procissão. Eu fiquei conversando com papai. Mamãe estava super empolgada, e com razão, foram dez anos em busca das origens, chegar até aqui é uma vitória.
Pistas de um passado... Será???
Publicado por Akemi Nomura 15:24 Arquivado em Portugal