Um blog do Travellerspoint

Florença

BERÇO DO RENASCIMENTO ITALIANO

sunny 26 °C
Visualizar 2009 Italia no mapa de viagens de Akemi Nomura.

Florença é capital da arte. Obras de grandes artistas podem ser vistas lá. É uma cidade muito bonita, para muitos, uma das mais bonitas do mundo. É super agradável andar por suas ruas antigas, diversas lojinhas, feirinhas, gelaterias, piazzas...

large_DSC02591.jpg

O HOTEL

Ficamos no Hotel Orto di Medici, perto da Piazza di San Marco. Desta praça dá pra pegar o ônibus caso o cansaço já seja grande, mas dá pra fazer muita coisa andando também. A diária em quarto triplo saiu por 165 euros. O café da manhã tinha Nutella.
http://www.ortodeimedici.it/

ONDE COMER

Bom, isso foi um problema, não lembro em ter comido em um lugar legal em Florença. Mas fica uma sugestão, não se aventure em comidas estranhas, experimentar coisas diferentes pode ser até legal, mas também pode estragar parte da sua viagem se não tiver preparado(a) para o resultado. #ficaadica

A CIDADE

Santa Croce

A igreja de Santa Croce tem deslumbrantes afrescos e lá estão também os túmulos de fiorentinos famosos. Nada menos que Maquiavel, Galileu e Michelângelo. É, o pessoal daqui não era de brincadeira não. Infelizmente peguei a igreja fechada; Depois de conhecer a Itália e me apaixonar pelas obras de Michelângelo, o mínimo que eu queria era visitar seu túmulo para, de certa forma, agradecer por deixar tamanha herança.

Piazzale Michelangelo

Construídas nas encostas da colina sul de Florença, sua vista é privilegiada. No horizonte da cidade se destaca o imenso Duomo da cidade. De lá também é possível ver a famosa ponte Vecchio, o Palazzo Vecchio, a Santa Croce, e, mais do que tudo, uma panorâmica geral de uma autêntica cidade italiana.

Duomo de Santa Maria Del Fiore

O Duomo de Florença é a quarta maior igreja da Europa, se eu não estiver errada. Claro, como toda cidade italiana, tinha em frente o Batistério e do lado o Campanário. A porta leste do Batistério são dez painéis que representam o velho testamento e foi feita com técnicas de perspectivas para que os painéis dessem uma idéia de profundidade. Michelângelo se referiu a esta obra como Portões do Paraíso, e assim ficou conhecida até hoje. A porta norte, levou 21 anos para ser feita. São 28 painéis do Novo Testamento, sendo que as estátuas de bronze acima das portas foram feitas com a assistência de Leonardo da Vinci.

O Duomo de Florença hoje é resultado de um trabalho que levou mais de 6 séculos. A fachada é ricamente decorada com um trabalho de mosaico em mármores coloridos em estilo neogótico. As portas de bronze da entrada foram terminadas em 1903. Uma pena não ter visitado o interior da catedral. A empolgação por ficar tirando fotos de vários ângulos da fachada fez a gente perder a hora e o acesso foi fechado. Pra quem não der esse vacilo, é possível subir até a imensa cúpula para ver a cidade lá de cima.

Piazza della Signoria

Esta piazza é o coração da vida social da cidade. É um verdadeiro museu a céu aberto. Uma volta pela praça já dá pra ver estátuas como a Fontana de Netuno, O rapto das Sabinas, a estátua de Perseu e a impressionante réplica do Davi de Michelângelo. A Piazza também é cercada por lojas e restaurantes, a hora de comprar a lembrancinha é aqui e agora.

Ponte Vecchio

A Ponte Vecchio é a mais famosa das pontes que cruzam o rio Arno. Foi construída em 1345 e atrai turistas tanto pela vista que proporciona, quanto por seus antiquários e joalherias. Algumas curiosidades sobre a ponte:

  • Dizem que a Ponte não foi danificada durante a II Guerra por ordem direta de Hitler;
  • Diz-se que a palavra bancarrota teve ali origem. Quando um mercador não conseguia pagar as dívidas, a mesa (banco) era quebrada (rotto) pelos soldados. Essa prática era chamada bancorotto.
  • Já houve a tradição de se deixar cadeados trancados em torno da estátua de Benvenuto Cellini. Vinha da antiga ideia do amor e dos amantes: ao trancar o cadeado e lançar a chave ao rio, os amantes tornavam-se eternamente ligados. Mas o fato de danificar a ponte fez que com autoridades estipulassem multas de 50 euros para quem fosse pego em flagrante deixando cadeados na ponte.

DICAS GERAIS

  1. Recomendo fortemente comprar o ingresso da Uffizzi com antecedência pela internet, ou pode encarar 2h de fila como eu encarei. Aproveite e já compre o da Galleria dell´Academia, afinal, ir à Florença e não ver o Davi é o mesmo de ir ao Rio e não ver o Cristo. http://www.florenceart.it/booking/?google-uffizi-gallery-tickets
  2. Dependendo do cansaço vale à pena ir à Piazza Michelangelo de táxi. É uma boa subida até lá. O táxi até lá saiu por 12 euros e estávamos em 3. Vá no fim da tarde e espere até anoitecer. Leve uma blusa de frio porque quando o sol de põe...
  3. Outro fim de tarde legal é ficar em uma das pontes com vista pra Ponte Vecchio, as fotos noturnas ficam bem bacanas.
  4. Não se esqueça de passar na Fontana Dell Porcellino, colocar a mão no focinho e jogar a moeda.
  5. Duomo – fecha pouco depois das 17h, então primeiro visite o Duomo depois tire as fotos externas, não faça como eu...

DSC00687.jpg O impressionante Davi, de Michelângelo (Galleria della Academia)

Publicado por Akemi Nomura 10:44 Arquivado em Itália Tagged italia florença

Envie por email este textoFacebookStumbleUpon

Índice

Seja o primeiro a incluir um comentário sobre este texto.

Comments on this blog entry are now closed to non-Travellerspoint members. You can still leave a comment if you are a member of Travellerspoint.

Login