Um blog do Travellerspoint

Pernoite em Dubai

Mamma Mia! Here I go again...

sunny 38 °C
Visualizar 2015 Grécia e Dubai no mapa de viagens de Akemi Nomura.

"Se me perguntarem como estou, eis a resposta: Estou indo.
Sem muita bagagem. Pesos desnecessários causam sempre dores desnecessárias.
Esvaziei a mala, olhei no fundo dela, limpei, e estou indo… preenche-la com coisas novas.
Sensações novas, situações novas, pessoas novas. Tudo novo."


E lá vou eu de novo! Dessa vez, com novas companhias, todas cariocas, todas da 7ªRF. A Rosana eu conheci da vez que a gente viajou pro casamento da Carol em Recife. Era um pessoal da Derat e eu. Eu só conhecia Elisa e o Luiz. Bicho do mato, como eu era naquela época, foi uma grande evolução. E fiz ótimas amizades ali. E a Rosana fazia parte do grupo. Aliás, quem deu o start nessa viagem foi ela. Um belo dia eu estava no trabalho e ela me chamou no IM e rolou um diálogo mais ou menos assim:

Rosana: "Quando você vai viajar de novo?"
Eu: "Eu vou pra Portugal em setembro e México em novembro" (devia ser julho)
Rosana: "Nossa!"
Eu: "Ano que vem minha agenda está livre"
Rosana: "Vamos para viajar ano que vem?"
Eu: "Claro! Pra onde?"
Rosana: "Algum lugar diferente, tipo Grecia"
Eu: "Transmissão de pensamento, quero muito ir pra lá"
Pronto, resolvida a viagem e o destino. Simples assim!

Ela chamou uma amiga pra ir junto, a Gabi. A Gabi eu não conheço ainda... Mas ela é da "7ª", só pode ser gente boa... hehehehe.... Tudo bem, formado o grupo, bora viajar. E assim, "another dream come true". Grécia faz parte do imaginário de qualquer viajante. Eu sei que a recessão pela qual o país tem passado vai afetar um pouco, as coisas estarão um pouco desorganizadas. Mas como uma amante de história antiga e de lugares bonitos, vou de coração aberto. Ah, e não vai ser só Grécia. Mas antes de falar do outro destino, preciso falar da compra do bilhete, mas isso merece um parágrafo a parte.

Comecei a pesquisar o bilhete. Eu de SP, as meninas do Rio. O dólar oscilava, mas mais subia do que descia. Rosana mandou uma mensagem, estava com receio de ficar esperando. Estava tentando um voo pela Turkish, mas no final o voo mais barato que eu achei era por Dubai. Sim, Dubai entrando no meu caminho. Aí meio que sem querer querendo, eu pesquisei um stopover em Dubai... Pq não, não é verdade? Tipo assim, era R$70 a mais. Ridículo, não? Eu sei que é meio lusitano esse voo, mas voar de Emirates é tudo de bom. Aí meio que joguei isso no whatsapp. Não é que deu certo? Fechamos a ida pra Grécia e a volta parando em Dubai pela Emirates.

Próximo passo, fechar o roteiro. Não o roteiro overplanning, mas sim dividir os dias direitinho. Aí foram várias discussões pelo whatsapp. Santo aplicativo. Nesse meio tempo uma amiga da Gabi se juntou ao grupo. Não conheço, a Rosana também não conhece. Mas, quer ir, é bem vinda. Sem regras, sem frescuras. Eu vou do meu jeito, se quiser me acompanhar, ótimo, se não quiser, ótimo também. Sem paciência pra gente complicada.

Os detalhes dos dias, discutimos por whatsapp, aí vcs acompanham aqui, certo? Só uma coisa antes de começar a viajar, só a Rosana tem PID. Já sei, não sabe o que é PID, certo? É a permissão internacional para dirigir. Como a gente deve alugar carro, melhor mais uma pessoa ter, ou seja, eu. Não sei se o processo é igual em todos os Estados, mas, em Vitória funciona assim: levar cópia da carteira de motorista e comprovante de residência no Renach (Reta da Penha) das 8h às 17h. Entrega os documentos e pega a DUA. Pagar a taxa de R$228 (Ui!) e 3 dias úteis depois é só pegar.

Agora chega de preparos, vamos viajar? Vai ser uma longa jornada!

Cheguei no Rio às 19h40. A Rosana já estava me esperando. Saí voando do avião e andei horrores. O Galeão mudou um bocado. Andei horrores até chegar na esteira. Mas os deuses do Olimpo estavam ao meu favor e minha mala foi a primeira. Saí, encontrei com ela e fomos pra casa dela. Não era tão perto assim, 24km. Mas era praticamente linha vermelha livre, então foi rápido.

Jantamos na casa dela e quando eram umas 23h fomos pro aeroporto. Enquanto estávamos fazendo check in, a Gabi e a Perola chegaram. Finalmente conheci minhas colegas de viagem. Bilhete na mão, embarcamos logo para "freeshoppar". Mas não, não compramos nada. Só olhamos. O Duty Free do Terminal 2 de saída do Galeão é bem pequenininho. Tinha um outro sendo construído que deve ser maior. O Galeão está bem bonito. A parte do check in está bem parecida com o Terminal 3 de Guarulhos. Lá dentro faltam algumas coisas ainda, mas está no caminho certo.

Embarcamos na "chicken class" da Emirates. A Emirates foi e continua sendo uma das companhias tops do mundo. O serviço continua sendo excelente. A aeronave é ótima. A comida também. Nada muito a declarar. Como o voo era às 2h da manhã, o sono tava bem pesado. Mas dormir que é bom, necas! Santo pernoite em Dubai, te aguardo ansiosamente. Pousamos em Dubai às 23h. Saímos sem problemas. Esse aeroporto continua super mega power top show de bola. A temperatura a essa hora? 37 °C.

90_4DE5341CD4AC5E5A2098DED3B5DE2005.jpg90_4DD0CFA0B36FF87BBA156AAEC52A503C.jpg

Aí, veio a primeira falha de viagem. E justo na imigração, o lugar que a gente tem menos direito de errar. Explico. Quando a gente tem uma conexão no aeroporto de Dubai superior a "x" horas, temos direito a uma cortesia da Emirates chamada Dubai Connect. Essa cortesia dá direito a visto, transfer, hotel e refeições. Era o nosso caso, pois eram 11h de conexão. Como estávamos tranquilas com o visto da ida, providenciamos o da volta. Em lugar algum o site da Emirates explicou o que viria a acontecer. Mas, como era uma cortesia, nem dá pra reclamar, afinal, a responsabilidade do visto é nossa. Agora que está feito, resta ter jogo de cintura pra resolver. Pausa dramática....

Tô fazendo suspense, né? Gostei, vou continuar, haha. Seguinte, chegamos lá com o voucher, pegamos o visto e nos dirigimos pra imigração. Foram primeiro Gabi e Rosana. E pouco depois deu pra perceber que algo estava errado. O óbvio do óbvio, estávamos com dois vistos válidos. O visto da volta não tem a data específica, apenas que é de 96h. Desta forma não poderíamos entrar sem autorização da imigração. E que comece a crise de ansiedade....

Fomos nós pra sala da imigração. Até deixei Rosana entrar antes, reconheço quando estou ansiosa. O cara pegou os passaportes, nos deu voz de prisão.... Mentira! Hahahaha.... Deixa eu desmentir logo antes que mate mamãe do coração.... O processo foi super simples. Nem precisava estressar. Ele só assinou o cartão de embarque e voltamos pro mesmo desk sem pegar fila. Passei eu, Rosana, Perola.... e cadê Gabi? Meu Pai, o que foi dessa vez? Perola estava em pânico, queria voltar pra ajudar. Tsc, tsc, tsc. Filha, aqui é imigração. Você não fala inglês. Hellooooooooo! Rosana acalmou os ânimos, afinal, não tinha nada de errado, era só aguardar. E pronto. Lá vem ela rindo. Tudo porque quando a Gabi passou primeiro da outra vez, a moça abriu o procedimento e não fechou. Aí funcionário público já viu, né? Fica aquele lance de que "quem começa, termina"... Esse povo, hahahaha....

Então, vamos pro momento #ficaadica: o cenário ideal pra quem vai fazer pernoite na ida e stopover na volta é tirar o visto da volta depois de usar a cortesia da ida. Aí vc vai dizer, "mas é só fazer igual vcs fizeram". Bom, problema é seu, haha. Se der algo errado não me culpe. Lembre-se que autoridade de imigração tem um poder subjetivo absurdo. Mesmo assim vc pode insistir: "mas estarei no meio de uma viagem, como vou pedir visto?". Sei lá, se vira. Quer visitar a casa dos outros e ainda ditar regras? Eu não sou má, sou realista. Mentira, sou má! Hahaha... Sabe o que isso me lembra? Quem foi criança nos anos 80 conhece bem:

"Tem que ser selado, rotulado, carimbado, avaliado se quiser voar"

Achamos o desk da Emirates, pegamos a van, não sem antes dar tempo de me conectar rapidinho pra falar que cheguei e fomos pro hotel. Fizemos o check in e fomos correndo jantar, fechava o buffet em cinco minutos. Nesse meio tempo, resgatamos uma angolana perdida que não falava inglês. Ela precisou de ajuda no check in do hotel. E fomos jantar as cinco juntas. Gente, como é bom esse hotel. É um dos mais chiques que eu já fiquei, e é duas estrelas. Já fizemos uns dois pratos logo, porque ia fechar o buffet, e sentamos pra comer tranquilamente. Comida no papinho, pé no caminho. Subi correndo pra tomar meu banho e vir aqui atualizar as informações. Minha cabeça estava com aquela dor enjoada, parece que dizia " vai dormir". Boa noite!

ZZZZZZZZZZZZ

90_4E2026199A7415351578BCEE63530F68.jpg

Publicado por Akemi Nomura 15:50 Arquivado em Emiratos Árabes Unidos

Envie por email este textoFacebookStumbleUpon

Índice

Comentários

Adorei a relato da viagem, apesar do requinte de tensão..Rsss...Deixa tirar uma dúvida?(Farei esse trajeto em poucos dias Rss). Essa salinha da Emirates para fazer o visto ela é localizada perto da imigração? E é tranquilo pegar o visto? E van para fazer o transfer é fácil localizar também? E o jantar esta incluso? Obrigado pela dica. Abs

por HUGOPAQUETA2007

Oi Hugo, td bem? Seguinte, se você for só fazer o pernoite en Dubai vc já sai di Brasil com o visto emitido pela companhia aerea na hora do check in. Chegando lá vc segue pra imigração normal. É bem fácil achar o transporte sim, não lembro o caminho exato agora mas é só ir perguntando. O jantar e o café da manhã estão incluídos sim. Se seu voo não for tão cedo dá pra usufruir dos dois com calma.
Agora se vc for fazer como a gente e parar em Dubai na volta pode ter o msm problema na entrada do pernoite. Aí vc tem que se dirigir a uma salinha que fuca antes da imigração à direita e explicar a situação. Não pode ter dois vistos válidos mas eles resolveram na hora. Se for seu caao fique tranquilo porque é contornável.

por Akemi Nomura

Nossa! Mega obrigado pela dica. No meucaso, o voo será para Grécia com a conexão de ida em Dubai, e o que a Emirates informou é que o visto será feito lá no Dubai Connect já em Dubai, aqui no Brasil será retirado só o voucher da hospedagem e transfer, mas é bom saber da sua experiencia, adorei a dica. Obrigado pelo o tempinho que tomou pra escrever. Boas viagens!! Rsss Abs

por HUGOPAQUETA2007

Comments on this blog entry are now closed to non-Travellerspoint members. You can still leave a comment if you are a member of Travellerspoint.

Login