Dubai 2
You should be here...
05.06.2015 - 06.06.2015
45 °C
Visualizar
2015 Grécia e Dubai
no mapa de viagens de Akemi Nomura.
Dando uma trégua pro cansaço, marcamos de sair às 10h hoje. Aproveitei o máximo a cama. Tomamos café e saímos em busca da Grand Mesquita de Dubai. Chegamos na mesquita....errada! Tudo bem, nada grave, o cara explicou que não era ali, blabla. Fomos indo, seguindo o google maps e a explicação do moço. O caminho pela Jumeirah Road é bem legal. E sim, tem pontos de ônibus fechados, com ar condicionado. Nesse calorzinho de 44 °C, 45 °C a sombra, não deve ser fácil.
A Grand Mesquita fica na própria Jumeirah Road, pra lá do Zoo. Como hoje é sexta, é o único dia que não tinha visita. Pelo que eu entendi, hoje é como se fosse o nosso sábado. O bom foi que os estacionamentos estavam gratuitos. A mesquita estava fechada para visitas pois eles estavam rezando. Mas se estivesse aberta, tinha que chegar, se registrar e a visita dura 75 minutos. Foram apenas fotos externas.
Fomos então em busca do famoso mercado de ouro, ou Gold Souk. Fica lá na região conhecida como Deira, do outro lado do rio Creek. Aquela região não é tão megalomaníaca. É mais simples. É antiga. A região é toda relacionada a ouro. Diversas lojas e o mercado lá no meio. Parece uma 25 de março, sério mesmo. Mas, estava quase tudo fechado. Estavam todos rezando, parece.
Logo ali perto fica outra região que vende especiarias. Tinha um mercado tradicional de especiarias e tal. Também tudo fechado. Ou quase tudo. As ruas estavam vazias.
Dali, partiu Jumeirah Beach. O normal é a gente ouvir no Brasil: "Que calor, vontade de ir pra praia". Aqui é ao contrário, é quente demais (nessa época) para ir pra praia. Apesar de que tinha bastante maluco por lá. Aqui é um emirado liberal, ou seja, shorts e biquinis são bem vindos. Fizemos duas paradas, mas cinco minutos fora do carro era o máximo que a gente aguentava. Da praia tem a vista do Burj Al Arab, o famoso hotel construído no mar.
Ok, hora de almoçar. As meninas iam fazer o passeio no deserto. Eu não animei. Explico porque. Li vários blogs, uns aprovando outros desaprovando esse passeio. Já disse que não gosto muito desse tipo de passeio. Li que as melhores partes do passeio são o rali e o deserto em si. Quanto ao rali, já fiz em Aruba e detestei esse negócio de ficar pulando dentro do carro. Quanto ao deserto, esse sim deve ser bonito, mas não tenho vontade de fazer esses passeios de 6h pra ver o deserto. Aí desertei. Fiquei na cidade mesmo.
No almoço a Rosana achou a latinha de Coca com o nome dela, olha que legal:
Depois de almoçar fui com a Rosana no Mall of the Emirates. Ela conseguiu achar o presente pro sobrinho, que bom. Aí ela voltou e eu fiquei. Adivinha se eu não me dei outro charm da Pandora de presente. Vou mostrar:
Dei uma volta no Mall, vi duas cenas interessantes. A primeira, dois homens aparentemente indianos andando de dedinhos dados. Isso mesmo. Dedinho de um entrelaçado com dedinho de outro. De acordo com a Renata, isso significa que eles são melhores amigos. Não homossexuais. A outra foi uma mulher de burca comendo. Ela levantava o lenço do rosto delicadamente e abaixava a cabeça. Não, eu não tirei foto de nenhuma das cenas. Lá também tem uma rampa de esqui fantástica. Não é pista de patinação não, é esqui mesmo. Tem que vestir aquelas roupas pra neve, tem teleférico pra subir, muito legal.
Aí fui dar uma de local e fui no supermercado. Mais precisamente no Carrefour. Comprei o chocolate pro Nupei, já tô ligada que lá é regra, haha. Aí quando fui sair fui amadora total. Sério, foi ridículo, mas eu não conseguia achar o carro. Rodei uns 15 minutos no estacionamento, um calor dos infernos, a ansiedade aumentando. Todo mundo tem carro branco nesse lugar, pra aumentar meu pânico. Miolinhos torrando, a cara de pena das pessoas quando me viam com aquela cara de perdida... Resolvi respirar e pensar. Óbvio que tinha mais um andar e eu estava no andar errado. Vergonha!!!!!! Amadora total... Shame on me!
Fui no hotel deixar as compras, afinal, não tem chocolate que resista a esse calor. Confesso que meu objetivo inicial era fazer um bate e volta em Abu Dhabi, na Grande Mesquita de lá. Parece que é a maior do mundo. As fotos são legais demais. Mas esse negócio de sexta feira todo mundo rezando me tirou o ânimo. Dirigir 120km e chegar lá e está fechado seria frustrante. Não, vou ficar por aqui mesmo. Fui tentar os mercados de hoje de manhã. O mercado de Ouro, quase tudo fechado, nem desci, mas estacionei pra ir no Mercado de Especiarias de Deira. Odiei! Sério, queriam até me vender Louis Vuitton, falsificada, claro. Ah, fala com a minha mão. Mas eu não gostei mesmo das abordagens, foram muito grosseiras. Não sei se era porque eu estava sozinha, mas, enfim, não gostei. O tratamento opressor às mulheres árabes era bem oposto ao tratamento dado às estrangeiras. Só comprei um envelopinho de açafrão caaaaro. Achei que tinham me passado a perna. Mas pelo menos saí com uma "especiaria". Já sem paciência com aquelas abordagens, vi uma saída pequena e vazei.
Aí fui em outro Mall. Acho que o nome era Dubai Festival City Mall. Não lembro. São 4h30 da manhã e eu quase não dormi, desculpa aí. Lá tinha uma mega super power loja da Ferrari e, claro, um Hard Rock. A minha avaliação desses shoppings é que a maior atração são as baias e burcas usadas pelos árabes. De resto, são shoppings apenas. Imensos, é verdade, mas shoppings. Muitas marcas conhecidas como H&M, Marks Spencer, Bath and Body Works, além das alas de luxo com marcas famosas como Louis Vuitton, Rolex, Cartier, Gucci, Prada, etc.
Resolvi que iria molhar o pé na praia. Peguei o carro e fui pra Jumeirah de novo. Antes, uma curiosidade sobre o gps aqui. Aparece um desenho de alguns prédios como referência, e funciona. A praia estava bombando. Foi difícil parar. A areia não é iluminada, mas estava cheia. Na água também tinha muita gente. Eu deixei o tênis no carro e fui de chinelo. Que delícia estava a água. Perfeita, nem que te nem fria. Vontade de entrar, viu. Mas aí teria que me trocar, mó trampo. Fora que não vi ninguém de roupa de banho. Mas foi bom matar essa curiosidade. O Burj Al Arab estava lindo ali.
Abasteci o carro e resolvi ir ver a Grand Mesquita. Que trânsito que eu peguei, caramba. No caminho, algumas excentricidades ou aberrações. Saca só esse Mitsubishi Eclipse. Pouco exagerado, não?
Cheguei na Mesquita. Fiquei um pouco fora só pra tirar umas fotinhas. Estava linda. Nem vou falar do calor pra não ser repetitiva, mas tava muito quente, rs.
Aí peguei outro puta trânsito pro hotel. Tentava fugir do trânsito e só arranjava problema maior. Aqui em Dubai o segredo é a E11. Uma espécie de Marginal, pista expressa que cruza a cidade. Na dúvida, vá pela E11. Lembrei do "Petróleo" dando as indicações pra sair do aeroporto. Petróleo é o cara da Europcar que entregou o carro. Petróleo foi o que a gente entendeu do nome dele. Aí ele veio com aquele inglês que ninguém merece falando pra pegar a estrada "djebeleli". Que porcaria é essa Petróleo? Fiz cara de conteúdo no dia. Na estrada vi a placa "Jebel Ali". Ah, entendi, hahahaha... A E11 é a estrada Jebel Ali - Abu Dhabi. Não sei até onde vai a E11, mas dá pra ir até Abu Dhabi com certeza. Enquanto espero o trânsito andar, selfie no retrovisor, hehe.
Cheguei no hotel e comecei a arrumar minhas coisas. As meninas chegaram logo depois. Tomei meu banho e esperei elas pra já colocar as malas no carro. Depois, fomos no shopping. Eu fui comer algo, elas jantaram no passeio e foram no shopping olhar coisas de mala pra comprar. Quando saímos que eu fui perceber que estava com traje inapropriado. O solicitado é que não se mostre ombros e joelhos. Os ombros estavam à mostra. Já era, hehe. De quebra Rosana pisou na burca de uma mulher, íamos as duas pra prisão sem ar condicionado. Bora pro aeroporto, haha. Brincadeira!
Depois, foi só voltar pro hotel pra descansar um pouco porque teríamos que sair no meio da madrugada. O aeroporto é imenso. Só tem que prestar atenção na hora de entregar o carro, se entrar no parking errado não tem como voltar. E não tem tolerância, tem que pagar. Nem precisa dizer que foi isso que aconteceu, né? Rsrsrsrs. Agora o aeroporto de Dubai é beeeeem legal.
Os vídeos abaixo são dos dois dias. Abstrai da parte inicial do último que tem minha voz cantando, haha. Gostei de conhecer Dubai melhor. E sim, eu super voltaria. Aliás, já quero voltar. Não nessa época, mas, eu vou voltar. Alguém quer vir comigo? Hehehe...
Renata, obrigada por tornar nossa vida mais fácil em Dubai. Rosana, Gabi, Perola, minhas "friendas" cariocas, adorei viajar com vocês. Normalmente é tão difícil conciliar quatro personalidades, mas aqui a mistura deu certo. Sem frescura, foi tudo muito fácil. De quebra ainda fizemos novas amizades, além de roubar as amigas da Rosana que a gente conheceu no mundo, né? Na vida networking é tudo. Valeu demais! Quero mais! Até a próxima....
Publicado por Akemi Nomura 02:38 Arquivado em Emiratos Árabes Unidos
Adorando seu blog
Ótimo conhecer vocês. Beijocas
por aryane