Braga
28.08.2016 - 28.08.2016
29 °C
Visualizar
2016 Portugal e França
no mapa de viagens de Akemi Nomura.
Ontem acabei rascunhando o planejamento da semana e fui dormir duas horas da manhã. Resultado? Acordei quase 10h. Mas hoje tudo bem porque nosso compromisso era por volta do meio dia. Tô de férias, pra quê estresse? Hoje o dia amanheceu lindo!
Acho que estava um pouco ansiosa pela surpresa de hoje. Desci e fiz minha crepioca hoje. Muito melhor. Bom gente, a surpresa não era bem pra mim. Foi o seguinte: minha irmã e meu cunhado sabiam que a gente ia fazer essa viagem e que ia pegar no aniversário da mamãe. Um dia minha irmã me manda mensagem dizendo que tinha comprado passagem pra ir pra Portugal. E me perguntou: falo pra ela (mamãe) ou fazemos surpresa? Respondi: adoro surpresa! Ela (irmã) me disse que não ia saber o que fazer no dia dos pais pois mamãe ia perguntar. Lembro de ter dito pra ela se virar, haha. E ela se virou. Deu mó dó da mamãe depois falando comigo,pra ver com ela se ela não iria. Disse que ia ver mas não falei mais nada.... Surpresa é surpresa!
Bom, compartilhei da surpresa com Carlinhos, Lindaura e papai. Carlinhos inventou uma história de que o Serginho (amigo dele) ia trazer uma amostra de um produto que iria lançar em Portugal, haha. E lá fomos nós com essa historinha. Carlinhos desceu e eu liberei meu plano de dados pra me comunicar com irmã. Falei pra ela deixar o Carlinhos vir antes e ela vir depois, senão mamãe ia ver de longe. E assim foi feito! Lá vem o Carlinhos gesticulando, meio que querendo dizer que "o cara não veio", hahaha. E todo mundo no carro falando: "xiiii, o cara não veio". Carlinhos chegou e pediu pra ela ir com ele. De repente.... Tcharam!!!!!! Gente, pensa numa pessoa feliz!!!!!!! Pensa como fico feliz em ver minha mãe feliz!!!!
Agora nós temos que fazer chamada antes de sair com o carro, hahaha.
Bom, depois de quase não conseguirmos sair do aeroporto fomos direto pra Braga. Entrando em Braga foi possível avistar belas igrejas, jardins, casas antigas.... Braga é uma espécie de capital religiosa de Portugal. Tem uma igreja pra cada dia do ano. As melhores festas religiosas do país estão em Braga. Segui um endereço do tripadvisor e caímos numa área com alguns restaurantes perto da Sé de Braga. Escolhemos um que chamava Casa das Hortas. Beeeeeeeem gostoso viu? Os pratos são mega servidos. Pedimos dois pratos pra 2 e seis pessoas comeram. Além de papai ter tomado uma sopinha. Não lembro o nome dos bacalhaus, mas, em se tratando de Portugal não faz diferença, basta ser bacalhau... Nham nham... Servidos?
Bom, depois de almoçar resolvemos dar uma voltinha ali naquela área. Casinhas fofas, jardins floridos, azulejos, ruazinha fofa (porém pouco movimentadas pois estava tudo fechado)... Deve ser super agradável num dia de semana, movimentado. Aquelas típicas ruazinhas de cidade antiga européia. Super mega gostei.
Braga tem muita coisa pra ver. É um centro histórico super bacana. Mas Harumi e Okis tinham chegado a pouco tempo, não vamos forçar a barra. Mas tem um lugar que tem que ir: Bom Jesus do Monte. Alguns guias descrevem como o mais espetacular santuário de Portugal. Ele aparece na capa de vários guias do país. Como a gente tem que ser prático, fomos de carro até o santuário. O ideal talvez fosse subir as escadas bem devagar aproveitando a paisagem e descer de teleférico (ou funiculare, como preferir). Em 1722 o arcebispo de Braga teve a ideia de construir a gigantesca escadaria. A parte inferior é uma íngreme via crucis com capelas em todas as 14 estações da Paixão que culmina na crucificação de Cristo.
Chegar lá em cima dá um certo trabalhinho quando vc está num jumbo. Ainda bem que era mamãe dirigindo pois, admito, morro de medo daquelas encostas. Não sei como dirigi na Califórnia. E a porcaria da janela daquele carro que abria sozinha, tomava cada susto. Janela do capeta... Hahahahahaha... Meu, tomava cada susto com aquela janela. Bom, deu pra dar uma paradinha e dar uma volta ali. Linda vista, lindo lugar, extremamente peaceful.
Bom, depois de uma rápida visita fomos fazer uma outra visita, só que não turística, e sim pessoal. Um grande amigo das antigas do papai mora aqui no norte de Portugal. Da outra vez que viemos aqui fomos visita-los. Harumi e Okis ficaram no carro descansando e fomos visitar o Eurípedes e família. Um bate papo e uma foto pra deixar registrado (mesmo contra o sol).
Voltamos pra casa, voltamos pra Matosinhos! Harumi e Okis estavam doidinhos pra descansar. Eu fui com mamãe e Carlinhos no supermercado. Voltei antes e os dois chegaram logo depois pra ir de novo no supermercado com Harumi e Okis. O fim do dia? Bate papo na sala regado a vinho e queijo! Tá bom né?
Publicado por Akemi Nomura 01:17 Arquivado em Portugal