Vila Nova de Gaia
01.09.2016 - 01.09.2016
25 °C
Visualizar
2016 Portugal e França
no mapa de viagens de Akemi Nomura.
Hoje o dia amanheceu lindo!
Estou acordando mais cedo, finalmente! Tomei meu remedinho e já levantei. Fiz minha crepioca e fiquei de boa no sofá. Hoje não é dia de diálise, então o dia é longo. Sem pressa... E como não tem diálise papai pode beber vinho, então hoje é dia de caves, ou vinícolas. Em se tratando de vinícolas o caminho é Vila Nova de Gaia. E hoje o povo estava lento. Saímos já era mais de 11h. E fomos beirando o mar, a foz do Douro até chegar na ponte D. Luis. Fizemos esse caminho no sábado, lembram?
Ali cruzamos pra Vila Nova de Gaia. Ali na beira do Douro, região conhecida como cais de Gaia, é um local bem movimentado. Além dos passeios de barcos, tem um calçadão agradável, a vista da região conhecida como Ribeira no Porto, ou melhor, a vista da cidade do Porto. Tem também a ponte Dom Luis, diversos restaurantes e várias caves. Seguimos recomendação do irmão e fomos em busca da Taylors, que fica um pouco mais no alto.
Pra quem gosta dá pra fazer diversas caves, cada dia duas ou até três (ou mais se seu pessoal acordar mais cedo). A visita deve ser meio parecida, é só pra mudar as provas de vinho no final mesmo. Conta a história do lugar, a forma de extração das uvas, de onde vem, enfim, todo o processo. A entrada do lugar custa 12 euros e não tem diferença pra acima de 65 anos.
É uma visita relativamente rápida e no final tem um local agradável para as provas, num jardim. E lá de cima tem uma vista bem bacana da cidade. Não me perguntem o nome do vinho porque eu não faço ideia. Era um branco e um tinto sendo que eu só dei uma "bicadinha" de cada um. Hoje o dia estava super agradável. E lá do restaurante da Taylor a vista era linda. Mais do mesmo, é verdade, mas um mais do mesmo lindo
Tinha restaurante ali, mas decidimos ir pra região do cais. Ali tinha um movimento legal. Escolhemos o restaurante pelo Tripadvisor. Tava nos top ten de Vila Nova de Gaia. Achamos o lugar, descemos a galera over 60 e irmã e Okis foram estacionar o carro. Foi hard estacionar o carro ali, viu? Mas é relativamente barato, viu? Sensação de lugar que explora o turismo e não o turista. E a região é dez pra bater perna. Dá pra ir pro Porto pela ponte Dom Luis e explorar o Ribeira. Do lado de cá, lado de Gaia, tem as várias outras caves pra explorar.
Bom, o local escolhido foi a Taberninha do Manel. Não, você não leu errado. Não era Manoel, era Manel mesmo. Fomos atendidos ora pelo Paulo, ora pela Gorete. Super divertidos. Começamos os trabalhos com bolinho de bacalhau. Vista bacana, bolinho delicioso e, como disse o imperador, sem pressa...
Depois de comer fomos caminhar com calma pelo calçadão. Uma parada rápida pra um pastel de nata e mais pra frente o povo parou pra um sorvete. Essa parte eu pulei. E não sei se foi o sorvete mas eles animaram em ir fazer um passeio de barco. Que estranho! E fomos, 50 minutinhos rio acima e rio abaixo. Outro ângulo da região...
Já eram quase 18h quando voltamos pra terra firme. Dali, foi só seguir caminho pra casa. Umas quatro horas de estacionamento deu 3,8. Pra uma região tão turística foi barato, né? Paramos no posto pra abastecer e voltamos pra casa. Ainda fui no Lidl e no Mini Preço em busca do chocolate do Nupei, mas não achei não. Frustrada! Espero achar no Continente ou Jumbo.... Veremos! Voltei e me joguei no sofá morrendo de sono. Mas relutei em dormir, senão ferrou o fuso... Mais tarde a casa voltou a estar movimentada. Comi um pouquinho de bacalhau que tinha na geladeira com salada, nada de carbo. Hoje saí um "bocadinho" fora da alimentação, digamos, adequada. O vinho com queijo foi se formando na sala e eu peguei meu cantinho pra terminar esse post. Até amanhã gente!
Publicado por Akemi Nomura 06:29 Arquivado em Portugal