Um blog do Travellerspoint

Berlim - dia 03

25 04 2011

semi-overcast 16 °C
Visualizar 2011 Europa no mapa de viagens de Akemi Nomura.

Continuando na Berlim Oriental, que na verdade é o que interessa, o objetivo era ir em dois dos lugares mais importantes de Berlim: o Portão de Brandemburgo e o Fernsehturm. Metade do objetivo cumprido. Entre eles várias paradas por pontos turísticos da cidade. Depois de tomar café no apartamento, rumo ao belo Brandemburger Tor. Começa o dia 3:

DSC00765.jpg

BRANDEMBURGER TOR

Pegamos o metro até o mais próximo da Av Unter den Linden. De lá foi uma boa caminhada até o portão de Brandemburgo. Pouco antes da chegada ao portão, uma parada para um capuccino no centro da avenida, com vista privilegiada para o portão. O portão de Brandemburgo é o símbolo de Berlim. É uma magnífica escultura neo-clássica, modelada de acordo com a Acrópole, construída entre 1788 e 1791. Cruzar o portão dá a sensação de atravessar para outro mundo. Mesmo depois de reunificada, a diferença entre Berlim Oriental e Ocidental é marcante. À noite, o Portão torna-se um belo cartão postal para os fotógrafos.

REICHSTAG

Um imponente edifício construído às margens do rio Spree no século XiX abriga o Parlamento Alemão. O projeto neo-renascentista captou o espírito otimista alemão e é hoje um grande símbolo para o povo. As visitas à cúpula são permitidas apenas com prévio agendamento pela internet com 4 a 5 dias de antecedência. Se não tiver reservado, como eu, dê uma volta ao redor do prédio que Berlim reserva próximo ao rio o contraste de prédios antigos com edifícios mdoernos.

UNTER DEN LINDEN

Essa é uma das avenidas mais famosas de Berlim. Começa na Schlossplatz e segue até a Pariser Platz, onde fica o Portão de Brandemburgo. A rua tem vários restaurantes, cafés e lojas com bugingangas que os turistas amam. Vários eventos e manifestações também encontram abrigo nesta avenida. Recomendo almoçar em um bom restaurante um belo prato de comida alemã.

MADAM TAUSSADS

Na mesma avenida Unter Del Linden encontra-se o famoso museu de cera Madam Taussauds. Há duas filas na entrada, uma para os que fizeram reservas e os “Vips”, e outra para os demais. Como para ser vip bastava pagar 5 euros a mais, optamos por ser vip, rs. O museu de cera não reserva muitas surpresas pra quem já foi em algum ao redor do mundo. Mas pra quem nunca foi, com certeza é um excelente passeio.

NEUES MUSEUM

Fizemos uma tentativa frustrada de ir à Ilha de Museus, especificamente no Neues Museum, para ver o busto de Nefertite. Porém, pecamos pelo horário. Fica pra outro dia.

ALEXANDERPLATZ

Alexanderplatz abriga algumas atividades ao ar livre, a Marienkirsche, o Rotes Rathaus e o Fernsehturn. A Fernsehturn, ou torre da Televisão, tem 365m de altura, no total, e conta com um café giratório com vista privilegiada da cidade. Para subir na torre devem ser comprados ingressos com hora marcada, recomendo ir cedo para não perder tempo esperando. A Marienkirsche é uma igreja da netade do século 13, seu estilo neo-gótico fazem dela uma das mais interessantes de Berlim. O Rotes Rathaus é a sede da prefeitura. Sua torre vermelha e sua bela arquitetura se destacam na praça.

FRUSTRAÇÃO DO DIA

Além de não ter subido ainda a torre da televisão, acho que minha maior frustração do dia foi ter perdido uma das fotos mais bonitas que tirei até então, com as tulipas e o portão de Brandemburgo no fundo. Só fiquei menos chateada por ter dado uma volta à noite na cidade e ter tido a agradável surpresa da bela iluminação do Portão de Brandemburgo e da vista especial do monumento na Bebelplatz. Mas ainda tenho dois dias pra tirar outra foto e ter outra chance.

Publicado por Akemi Nomura 21:17 Arquivado em Alemanha Tagged berlim

Envie por email este textoFacebookStumbleUpon

Índice

Seja o primeiro a incluir um comentário sobre este texto.

Comments on this blog entry are now closed to non-Travellerspoint members. You can still leave a comment if you are a member of Travellerspoint.

Login