Monterigionni x San Gimignano
30.08.2018 - 30.08.2018 32 °C
Bom dia Siena! Foi nossa primeira noite em Siena e dormi que nem um bebê gordo. Acordei 6h30 mas com a sensação de ter dormido umas quinze horas. Coisa boa! Como ninguém levantava resolvi trocar de roupa e ir dar uma caminhada. Nem fui longe, fui até uma das portas da cidade que tem aqui perto mas não tem nada especial ali. Só a porta mesmo. A cidade estava amanhecendo e começava a ganhar movimento ainda. Isso era pouco antes das 8h. Chegando perto do apartamento tinha as escadas que subi correndo pra dar aquela acelerada no metabolismo. Em tese estava 17 graus lá fora mas eu cheguei suando.
Voltei e já tinha movimento em casa. Claro que mamãe reclamou de eu não ter levado ela. Normal! Fui tomar banho pra tomar café. Harumi também estava acordada então tomamos café juntas. Okis acordou mais tarde. E o café da manhã foi digno de palmas: café sem açúcar, ovo cozido e iogurte sem açúcar. Termogênico e proteinado! Parabéns pra mim, haha. Depois que Okis levantou, tomou café, todo mundo pronto, partiu Toscana.
Paramos primeiro em Monteriggioni, uma cidade muralhada que fica a 16km de casa. Mas antes vale a pena falar da Via Francigena. Já ouviu aquela frase que todos os caminhos levam à Roma? Pois é, a Via Francigena é um desses caminhos. É uma rota de peregrinos entre a França e Roma, daí veio o nome Francigena. Mas consideram que o ponto inicial é de bem mais longe, na Catedral da cidade inglesa de Canterbury. Assim, a rota passa pela Inglaterra, França, Suíça e Itália. No período medieval era uma rota importante para os peregrinos visitarem a Santa Sé e os túmulos de Pedro e Paulo.
Taí a maledeta placa da zona proibida logo na entrada de Monteriogionni. Aqui era meio óbvio que não ia poder entrar de carro mas nas cidades maiores toda hora a gente erra por conta disso.
Voltamos à Monterioggioni. A construção da cidade começou em 1213 com objetivo de ser um posto militar pra defender a fronteira de Siena contra os ataques de Florença. Fica bem próximo à estrada e chama atenção suas muralhas intactas. A cidade mantém praticamente a mesma estrutura da época em que foi construída. Monterioggioni foi citada assim na Divina Comédia de Dante: “sobre o muro arredondado, Monteriggioni é coroada por torres, então na margem infernal que o fosso circunda, guerreavam os terríveis gigantes, apenas com a metade de seu corpo encouraçado".
Encontramos um brasileiro chegando de bike por uma das portas. Ele está fazendo a Via Francigena desde a Suíça, cerca de 1100km. É muita paixão por bike, nénom? A cidade é minúscula mas exatamente isso é seu charme peculiar. Pouquíssimas casas, um ou outro restaurante, loja ou café. Subir em suas muralhas é interessante para ver o entorno da região. Vale a pena dar aquela paradinha!
Já começava a bater uma fominha quando decidimos ir para San Gimignano. Era coisa de 25 km dali. Chegar lá foi fácil, difícil foi achar lugar pra estacionar. Passamos pelo Parcheggio 1 e 2 e estavam cheios. Fomos no 3 e 4 e também estavam cheios. Irmã insistiu mais um pouquinho e quando retornamos deixaram entrar no 3 e 4. Quer dizer, deixaram ir até a entrada. Chegamos lá e estava cheio. Tivemos que esperar sair umas pessoas saírem pra conseguir entrar no Parcheggio. Mas nem demorou muito e estacionamos. Fomos direto no restaurante almoçar. A escolha dessa vez foi pelo google maps. Sério! Chegando lá parecia deserto. Mas resolvemos entrar. Era mais “fancy” e o cardápio um pouquinho acima do que nós pagamos nos demais. Mas a comida era mais sofisticada e de ótima qualidade. O restaurante chama Il Cepo. Aprovado!
Hora de.... gelato!!!! San Gimignano é famosa por seus gelatos. E a gelateria Dondoli adquiriu fama por já ter conquistado o posto de melhor gelato do mundo algumas vezes. Hoje não sei se é o melhor, mas que a Dondoli soube capitalizar a fama, ah, isso soube. A fila ali é constante! Coisa absurda! Não para nunca e olha que o atendimento é rápido. O preço é de mercado, ou seja, não é abusivo. E o gelato de pistache!!!! Ahhhhh!!!! Sobrenatural!!!! Cada uma com seu gelato, agora sim vamos dar uma volta em San Gimignano.
Dar uma volta nessas cidades medievais é uma delícia. Você não se apega a lugares pontuais, você simplesmente anda degustando o movimento, as lojas, restaurantes, pessoas.... em um canto ou outro uma bela vista da região. Inclusive num desses pontos panorâmicos tinha uma enoteca muito legal com uma vista sensacional. Só que eu esqueci o nome agora. Deve ser porque eu não bebo vinho. Se fosso chocolateria eu lembrava, haha.
Voltando pro lado da praça da igreja passamos de novo pela Piazza della Cisterna onde estava a Dondoli.... Aí já viu né? Bom, meu café da manhã foi fit, meu almoço foi fit, não estou sedentária então... me deixa ser feliz! Depois eu volto a ser fit de novo. Eu, irmã e mamãe fomos pro segundo round. Okis resolveu pedir dessa vez o top dos tops, pistache. E fomos sentar na escada da igreja pra ficar de bobeira. Inclusive presenciamos a chegada de uma noiva. Foi interessante ver ela saindo do carro e dezenas (quiça centenas) de turistas olhando, se aproximando e batendo palmas quando ela desceu do carro.
Depois de um tempo mamãe foi andar e eu fui dar uma volta com ela. Andamos por uns cantinhos na cidade diferentes. Tiramos várias fotinhas. Depois fomos encontrar os dois pra seguirmos em frente. Fomos andando pela rua principal, aquela ruazinha movimentada que toda cidadezinha medieval tem. Gosto dessa vibe. Achei uma gracinha a cidade!
Fomos pro estacionamento, pagamos e pegamos estrada de volta pro nosso QG: Siena. Fomos direto no supermercado, o Coop da estação. Era maior e com mais opções do que o perto de casa. Reabastecemos e voltamos pra casa. O calor que fez hoje deixou a gente bem acabadinho, viu? Mas foi um dia proveitoso em duas cidades bem legais.
Depois daquele momento relax jantamos em casa mesmo. Tirando o gelato o dia foi bem saudável. Café da manhã com ovo, café e iogurte sem açúcar. Almoço foi frango com salada. No fim da tarde melancia e na janta frango com salada again. Tentando manter as rédeas pra poder desfrutar do gelatinho, afinal, estamos na Itália.
Publicado por Akemi Nomura 23:59 Arquivado em Itália
Lembro dessa cidadezinha. A fama desse gelato é fato.
Lugar bem gostoso. Boas recordações da Itália.
por Marcos Fracalossi