Montalcino x Pienza
31.08.2018 - 31.08.2018 26 °C
Bom dia! Geral acordou cedo por aqui. Hoje a caminhada não foi solitária. Fomos até a padaria porque não tinha pão pra galera do pão. Irmã pediu usando todo seu italiano do google translator, hehe. Na brincadeira a gente tá aprendendo um monte de expressão em italiano. Nada como ter a rotina de um local. A padaria fica na Porta de Camollia que é coisa de uns dez minutos daqui. Só que a volta tem bastante escada pra subir então não era uma caminhadinha de vinte minutos simplesmente. Deu pra cansar um pouquinho.
Hoje o tempo não estava lá essas coisas. Não estava frio mas a chuva dava ideia de que ia ameaçar o tempo inteiro. Saímos mais tarde hoje porque tínhamos horário marcado na vinícola. Montalcino é a terra do famoso Brunello. Fica a cerca de 53 minutos de Siena. Uma opção era a Biondi Santi, mas ali a visita incluía a degustação e a gente resolveu escolher uma que pagasse a parte pois a ideia era só tomar uma taça mesmo. Então fomos na Fattoria Dei Barbi.
Essa vinicola é de propriedade da família Colombini. A visita dura cerca de 40 minutos onde a moça explica todo processo de produção do vinho. O vinho tem uma certificação de garantia de qualidade e vendo todo processo você entende porque ele é caro. O Brunello é feito de uma variedade da uva Sangiovesi. Na Toscana ela se distingue em duas grandes famílias: a Sangiovese Piccolo usadas em grande parte da região e a Sangiovese Grosso, que compreende entre outras variedades a uva Brunello, somente produzida na região de Montalcino. Então, difícil detalhar toda explicação mas a visita foi bem legal e pra quem gosta ainda pode degustar o vinho no final a la carte.
Saindo da vinícola fomos almoçar no Boccon DiVino. É um restaurante na entrada da cidade. É mais sofisticadinho, um pouco mais caro mas nada absurdo. Ou melhor, depois que vi o tamanho do meu prato eu mudei de ideia, haha. Eu tive uma crise de riso com meus três raviolis, hahahaha. Mas vamos pensar assim, a vista de lá era linda!
Voltamos então para o gelato em Montalcino. A cidade era simpática e bem bonitinha. Vazia, é verdade. Mas isso não me surpreende. Quando vim nessa região em 2013 parecia que só tinha eu em Montepulciano. Voltando pra Montalcino, descemos pra praça principal e paramos no gelato. Mas, na boa, não crie expectativas depois de passar por San Gimignano. Óbvio que os gelatos são bons, mas depois da Dondoli as referências mudam.
Subindo a praça voltamos pra rua principal que toda cidadezinha medieval tem. É assim aqui, na Espanha, em Portugal, na França, e e everywhere.... aqui tinha um pouco mais de gente. No final tinha a fortaleza de Montalcino. Ah, quer uma dica? Tem um parcheggio do lado da fortaleza. Evita a escadaria que a gente pegou na entrada. Entramos na fortaleza e tinha como subir nos muros, então.... a gente sobe.... paga cinco euros e fomos ter a vista lá de cima. Ah, aqui na fortaleza tem banheiro publico gratuito, ok?
Voltamos e pegamos a estradinha para Pienza. A estrada é muito charmosa. A gente teve que dar umas paradinhas porque realmente a paisagem da Toscana é muito peculiar. As casinhas isoladas cercadas de arvorezinhas. Coisa linda!
Chegamos em Pienza e a pequena cidade estava mais movimentada. Pienza é famosa pelo queijo pecorino. E seguindo o roteiro o legal aqui era andar pela ruazinha principal, entrar nas lojinhas, comprar uns temperinhos, enfim, dar um rolê. Na saída paramos para o gelato de número 478 e seguimos pra casa pra descansar um pouco.
Cheguei a dormir no carro. E pouco antes das 19h chegamos em casa. Nossa janta hoje foi salada com proteína. De resto, pesquisamos mais umas coisinhas pra fazer nos dias seguintes e descansamos! Amanhã cedo vou decidir o que fazer porque vai depender da previsão do tempo. Esse fim de semana vai ter chuva, então vamos tentar fugir dela. Roteiro flexível serve pra isso...
Publicado por Akemi Nomura 12:41 Arquivado em Itália