Roma x Brasil
06.09.2018 - 06.09.2018 28 °C
Bom dia! A proposta hoje era descansar bastante essa noite. A próxima praticamente não existirá. Dormi muito bem até às 7h40. Depois ainda curti muita preguiça. Nossa, cansei, tô ficando velha gente! Eu já fui muito boa nisso! Hahaha.
Bom, devagar fomos nos arrumando. Saímos de casa por volta das dez. Fomos até o Largo Argentina e pegamos o ônibus 30 até a estação Ostiense. Quem falou que eu não ando de ônibus? Hehehe. Descendo do busão a gente anda um pouquinho, atravessa a estação e pronto, chegamos no Eataly. O Eataly de Roma é bem grande e espaçoso. E tem todo tipo de comida de boa qualidade... que tem seu preço. Nem tínhamos ideia de comprar muita coisa até porque não cabe na mala, haha. Mas com umas coisinhas a gente saiu.
Voltamos pro centro e paramos na Roscioli, aquela padaria de ontem. Ali tem a melhor pizza rossa de Roma. Pizza rossa é só massa e molho. Confesso que achei estranho, faltava pelo menos um queijinho. Pedi a pizza rossa com mussarela. Cada um pediu a sua e levamos pra comer em casa. Olha, quando eu comi eu entendi porque a pizza rossa é famosa, o molho de tomate é divino. E olha que eu não sou muito boa pra qualificar essas coisas. Não costumo ser muito exigente com essas coisas. Mas esse molho estava muito bom. Já dava pra apostar que seria a melhor pizza comida na Itália.
Bom, bateu preguiça então rolou curti uma preguiça. Terminei o post de ontem e me dei o luxo de curtir uma preguiça. Depois mamãe veio me falar que o professor de pilates curtiu a ideia do aceto balsâmico de frutas. E lá fomos nós por supermercado. Primeiro paramos numa gelateria que não valeu a pena. É a rede Blue Sky. Gente, esse é bem turístico mesmo, o gelato não vale a caloria. Fomos no Coop da Piazza Navona, nada. Fomos no Coop do outro lado do Campo de Fiori, nada. Aproveitamos pra comprar água e voltando para o apartamento mamãe para em uma loja de vinho e me pergunta: “será que tem só tem vinho?”. Entramos pra ver e achamos o aceto da Giusti! Pronto, missão cumprida!
Voltamos pro apartamento e mais uma descansadinha. Fomos em busca de uma gelateria pra mamãe. Uma boa dessa vez. Tinha visto no Tripadvisor duas opções: a Ice cRome e a Frigidarium. A Ice cRome não agradou nas opções. Andando mais pra frente passei pelo Tiramissú número um do Tripadvisor. Não resisti! Peguei o pequeno e estava uma delícia. Claro que não deve ser o melhor, melhor, mas gostei do tiramissu. Valeu a caloria! Pronto, bora pra Frigidarium. Ali as opções eram melhores. Depois do tiramissú eu acabei não pedindo o gelato. Mas o povo pediu. Esse valeu a pena!
Continuamos andando e chegando no Castel Sant’angelo passamos por uns caras pedindo assinatura num abaixo-assinado contra as drogas. Eu tinha visto num vlog que tem tido muito disso aqui na Itália. Teve em Pienza mas ninguém me abordou. Aqui chegando perto do Castel me abordaram. Els pedem assinatura e depois ficam pedindo dinheiro. Turista precavido não cai nessa. Passando na calçada o moço veio pro meu lado pedindo uma assinatura contra as drogas. Falei que não e ele perguntou pq não. Não resisti, falei que era a favor. Só ouvi ele falando: “não!”. Saí dando risada! Hahahaha. Como diria minha mãe, usa droga quem quer. Not my business! Outra coisa que a gente vê são muitas senhoras ciganas na rua pedindo dinheiro. Algumas se cobrem quase que inteirinhas, você não vê o rosto. Mas vê as mãos. E se tem uma coisa que entrega idade são as mãos. Passando na ponte sobre o rio Tevere foi inevitável perceber as mãos da “jovem senhora”. Não caiam nessa!
Um pouquinho do caminho...
Bom, chegamos no Castel Sant’angelo. Esse lugar me fascina. É um pouco sombrio mas ao mesmo tempo belíssimo, imponente. Não consigo deixar de passar aqui quando venho em Roma. Terceira vez, lembram? Mais uma vez o cenário de Anjos e Demônios passando no meu caminho.
Bom, logo ao lado está o Vaticano. Como não vir ao Vaticano? Fomos caminhando com calma, o sol da tarde não favorecia nossas fotos. Mas tudo bem! A Piazza estava cheia mas nem tanto. Lembro que peguei três quartos de piazza de fila a primeira vez. Ainda bem que mamãe levou um casaquinho assim pudemos entrar. A fila do raio x não era demorada. Em dois palitos estávamos na basílica. Que continua espetacular!
Saindo da basílica rolava um cansaço então paramos para descansar. Mas antes puxei mamãe pro centro da piazza pra mostrar o centro do colunato. Não sei se estou falando bobagem mas se eu não me engano foi Bernini quem projetou as colunas em volta da praça. São três fileiras de colunas que você consegue ver estando em qualquer parte da praça, exceto nesse marco. Quando você fica em pé ali e olha para as colunas você percebe o perfeito alinhamento entre as três primeiras. Só se consegue ver a primeira linha de colunas. Quando estava lá mostrando e tirando foto formou uma fila atrás de mim, haha.
Bom, fotos tiradas e descanso feito, voltamos para casa. Esse passeiozinho levou mais de duas horas. Roma requer um certo preparo físico, hahaha. Voltamos pra casa pra esticar as pernas. Lá pelas 21h saímos pra ir no Alice. Essa rede de pizza abriu recentemente na Italia e se espalhou. Faz sucesso entre os romanos. Pelo menos um pedacinho pra experimentar rolou. Tá, um pouquinho mais que um pedacinho. Não era tão sensacional como a da Roscioli mas valeu a caloria.
Bom, claro que mamãe queria se despedir dos gelatos. Foi insana essa busca dela por gelatos. Mas já que era de despedida pra que arriscar? A Frigidarium que foi aprovada ficava a 500m daqui. Ainda dava tempo de ir lá. E tinha fila viu? Mas pelo menos encerramos com chave de ouro. Sentamos na Piazza Navona um pouco e assim despedimos de Roma. O Campo de Fiori estava bombando. O lado negativo de ficar aqui é o barulho. Mas eu estava tão cansada que nem ouvi nada. Tomei um banho, já dormi pronta pra viajar e dormi. Acordei era duas da manhã. O taxista chegou às 2h53. Partiu aeroporto! Partiu Brasil! Partiu casa! Vida real, rotina, trabalho, academia! Juntar dinheiro pra próxima!
Publicado por Akemi Nomura 07:49 Arquivado em Itália