Santiago x Calama
Mudança de base
16.10.2019 - 16.10.2019
18 °C
Visualizar
2019 Atacama e Uyuni
no mapa de viagens de Akemi Nomura.
Hoje é dia de troca de base. Em que pese eu tenha dormido tarde eu acordei às 6h30. O que é bom porque em San Pedro teremos que acordar cedo. Terminei de arrumar minhas coisas, tomei um banho, troquei de roupa e esperei as meninas ficarem prontas. Hoje o plano era tomar café e ir trocar dinheiro. Esperamos pra trocar hoje pra ter uma ideia mais real do que vamos precisar.
Hoje é quarta feira e a casa de câmbio fica no centro. Ou seja, movimento frenético de centro de grande capital. A casa de câmbio fica na esquina da Paseo Bandera e da Augustinas. Na porta tem um pessoal de turismo com roupa laranja, não tem erro. A cotação ali foi a melhor que a gente achou. Apesar das várias contas que a gente fez a gente chegou ali sem saber direito quanto trocar, haha. Segui meu plano de trocar os 200 bolivianos e os pesos chilenos de forma que ficassem pouco mais de 600 mil. Esse negócio de usar real e dólar pra comprar moedas diferentes foi uma confusão. E é uma moeda difícil de ter uma ideia de valores de cabeça. Mas, tá tudo bem! Tentei ajudar as meninas na medida do possível e voltamos pro hotel.
Fizemos ora no quarto quando eu fui reler o email de confirmação do transfer. Gente, não era 20 mil pesos ida e volta no total e sim pra cada pessoa. Putz! O dinheiro não ia dar. Ainda casamos a caixinha e quando fui ver me restavam 46000 pra duas pessoas. Rosana refez as contas e ela não ia precisar trocar mais. Eu e Gabi sim. Esperamos dar meio dia pra descer e fomos nós duas trocar mais dinheiro. Tive que fazer uma dança das cadeiras com os dólares que eu tinha, jogar hotel no cartão, e pronto! Dinheiro trocado voltamos pro hotel tirando umas fotinhas.
Contratamos o mesmo transfer da ida pra nos buscar. O valor era 20 mil para todas. Estava marcado para 13h45. Deu 13h50 nada... mandei mensagem pra empresa que respondeu estar tentando contatar o motorista. Deu 14h e nada. Gabi foi ver um plano B na recepção do hotel. Nada da empresa me responder. Quando deu 25 minutos de atraso pedimos um táxi pelo hotel. Mandei mensagem cancelando o transfer. Não precisa dizer que quando estávamos esperando o táxi o transfer chegou né? Mas não fomos com ele. Muita falta de compromisso com quem vai para o aeroporto. Uma pena porque na ida o serviço funcionou muito bem. Mas na volta a empresa poderia ter mandado mensagem avisando que teve problemas. Bora de táxi?
Chegamos no aeroporto e começamos a sentir a falta daqueles 30 minutos. A fila estava enorme. No começo só tinham dois guichês. Depois abriu mais um. Tá certo que é low coast mas não precisavam economizar tanto assim que o transtorno eles mesmos tem que resolver caso não deem conta do recado. Mas fizemos o check in e entramos a tempo. O voo já estava embarcando. Não sei se vocês lembram mas a gente não almoçou. Só comemos uns salgadinhos pra enganar a fome. Eu só queria uma empanada e um pit stop no banheiro. Mas não deu tempo....
Eram cerca de 2h de voo então o banheiro foi no avião mesmo. E a comida resolvemos comprando im sanduba. Nunca gostei tanto de um sanduíche de avião gente, rs. Hoje foi dia de perrengue mas depois de comer acho que a sorte começou a mudar pra gente. Na janela a paisagem dos Andes era com pouco gelo. Indo pro norte acho que diminuía mais ainda. Por volta de 18h45 pousamos em Calama.
A paisagem é bem doida. Pensa estar no meio do nada. O aeroporto até que é grandinho, eu esperava algo bem menor. Descemos, pegamos a mala e o transfer estava nos esperando. Como eu já disse eram 20 mil pesos ida e volta por pessoa. São vans grandes que levam uma galera pra vários hotéis. Agora são em torno de 100 km de estrada até San Pedro de Atacama. No caminho uma paisagem belíssima com o primeiro por do sol do deserto!
Depois de uma romaria em hotéis chegamos pouco depois das 21h. O Cabañas Kirckir é um hotel pequeno com 4 cabanas. Pagar o hotel em dólar não paga imposto. Eu ia jogar no cartão mas aqui eles não tem máquina pra passar em dólar. Ou seja, seria em pesos e com 19% de imposto. Mano, 19% é muito. Rosana me emprestou US$210 e deu tudo certo. Depois eu vejo como pagar ela. A cabaninha é simples mas ajeitadinha. A relação custo benefício vale a pena. Aqui do lado tem um mercadinho quebra galho pra hoje. Amanhã o passeio começa cedo.
Publicado por Akemi Nomura 18:39 Arquivado em Chile