Panorama Route
A bela estrada cênica do Blyde River Canyon
24.04.2018 - 24.04.2018
25 °C
Visualizar
2018 Africa do Sul
no mapa de viagens de Akemi Nomura.
Olá viajantes!
Já que a pandemia não nos permite viajar com segurança, vou fazer um post menos diário e mais informativo dessa vez. Uma viagem na rota panorâmica. É um lugar que, por incrível que pareça, vi poucos brasileiros. Eu recomendo fortemente que se você vai para África do Sul, conheça a Panorama Route. É no caminho do Kruger, um dia a mais na sua viagem e imagens espetaculares do terceiro maior cânion do mundo. Só pra vocês terem uma ideia, o destaque em vermelho é a região da rota panorâmica e toda essa imensidão verde mais escuro já faz parte do Kruger.
COMO CHEGAR
Uma possibilidade é ir de carro direto de Joanesburgo. Eu fui de avião de Joanesburgo até Nelspruit. De Nelspruit alugamos um carro e fomo para Graskop. Fizemos antes uma parada interessante nas Sudwala Caves. Dá uma olhadinha aqui no blog que falei sobre essas cavernas. A estrada até Graskop regra geral é boa. Alguns trechos estavam um pouco ruins, mas os trechos bons, em compensação, eram muito bons mesmo. Uma coisa é certa, belas paisagens te esperam.
ONDE SE HOSPEDAR
No início da rota - Nós ficamos no Hotel Havana Nights. Ali eram tipos casinhas, sabe? Nós ficamos em uma com 3 quartos, sendo um com cama de casal e dois com duas camas de solteiro cada. Ou seja, dormem seis pessoas. Tinha cozinha, sala, tipo, a gente se sentia em casa. Tinha restaurante próximo também e isso é bom porque estava bem frio e a gente não queria ficar perambulando na rua não.
No fim da rota – Nós ficamos no Blyde Canyon, a Forever Resort. Um lugar bem bacana com vários chalés. Confesso que eu ao entrar senti um cheiro de mofo que achei que ia atacar minha rinite. Tomei antialérgico de forma preventiva. Deixar janelas abertas ali é impensável por conta dos macacos. Sério, tem muitos e dos grandes. Teve uma hora que eu corri do macaco, mas só não vi que o macaco correu de mim também, haha. Mas é possível ter uma boa convivência com os animais ali respeitando o espaço deles.
ONDE COMER
Nove entre dez sites que eu li falavam que ali era pra comer panqueca. Dessas 9, acho que todos falavam do Harrie´s Pancakes. Então ali fomos tomar café da manhã. Lugar super agradável e a panqueca era sim uma delícia.
A ROTA PANORÂMICA
Como eu disse ali em cima, a PANORAMA ROUTE é uma estrada cênica que vai beirando o Blyde River Canyon. São trilhas, cachoeiras, formações rochosas diferentes, uma vista fenomenal. Parece que o contato com a natureza ali dá uma energia muito boa. No hotel em Graskop pegamos algumas dicas de locais. Vou listar aqui onde paramos:
• Mac Mac Falls
• The Pinnacle Rock
• God’s View
• Wonder View
• Lisbon Falls
• Bourke’s Luck Potholes *
• Lowveld Viewsite
• Three Rondavels
Alguns lugares a gente paga a entrada. Outros não. Mas era coisa de 10 a 15 rands por pessoa. Na época era algo em torno de 3 a 5 reais. A partir do Bourke’s Luck Potholes você já estará dentro da reserva do Blyde River Canyon e dali as coisas ficam mais espetaculares ainda. O mapinha aqui embaixo eu achei dá pra dar uma ideia dos lugares por onde passamos:
Essa foto aqui mostra um pouco da beleza desse lugar. Difícil explicar em palavras. Aqui a gente sai um pouco da rota “comum” e conhece uma outra África do Sul. Às vezes, por insegurança, desconhecimento, não sei, a gente se apega aos lugares mais conhecidos e pronto. Mas essa rota me mostrou que o turismo na África do Sul não está muito além dos safaris e a grandeza de Cape Town.
No link abaixo tem o post com as fotos do dia em que fizemos a rota. Narrado no momento da viagem capta melhor o sentimento que tive por aquele lugar.
https://anomura.travellerspoint.com/401/
Terminando o dia na Reserva ao norte busque um lugar para descanso. A ideia aqui é seguir para o Kruger. Pouco mais de 100km tem um portão de entrada para o Parque, o Orpen Gate. Dali você embarca em uma outra viagem nesse país fascinante que é a África do Sul.
Publicado por Akemi Nomura 13:18 Arquivado em África do Sul