Cozumel
11.12.2021 - 11.12.2021
27 °C
Visualizar
2021 Mexico
no mapa de viagens de Akemi Nomura.
Acordei mantendo a rotina das 4h da manhã. No Brasil já são 6h, então tá bom!
Hoje o plano era ir cedo no ferry ver o esquema das duas ilhas. Funciona assim: cada ilha de ferry custa MNX 513. Em Isla Mujeres tem um imposto a mais de MNX 150. Ia dar MNX 1176. Comprando as duas ilhas sai por MNX 945 e o trecho até Cozumel tem um up grade pra primeira classe. Comprei esse combo, achei que valeu a pena. E como eram 7h40 e deu tempo da gente pegar o ferry das 8h. A primeira classe estava bem vazia. Muita gente preferia ir na parte externa também. Como ventava muito, ficamos na parte interna mesmo.
Chegando em Cozumel era óbvio que tinha o assédio dos vendedores de passeio. Passei reto, acho que essas coisas nunca compensam. Achei uma banca de informações ao turista oficial e a moça me disse que se a ideia era ir até o Mr Sancho’s apenas era melhor ir de táxi. Cada trecho para até 4 pessoas custava MNX 200. O aluguel de carro ia sair o dobro. Então voltamos pro pier onde tinha a fila do táxi. Tem um painel com os valores lá, tá? Tira uma foto por precaução.
Cozumel era um importante centro de peregrinação maia. Santuário dedicado à deusa da fertilidade Ixchel era motivo de incessante movimentação de peregrinos. Em 1518 os espanhóis tomaram a ilha que séculos mais tarde também foi local de refúgio de piratas. Hoje Cozumel é um importante polo turístico do Mexico. As águas calmas e cristalinas são coisa do outro mundo. Cozumel também tem diversos pontos de mergulho. Os corais da ilha infelizmente já não são mais os mesmos, mas ainda é uma boa opção de diversão.
Cozumel tem diversos parques e beach clubes espalhados nas praias. O lado norte da ilha não é muito habitado. A estrada pavimentada, se eu não me engano, sequer alcança o extremo norte da ilha. As praias mais bonitas ficam do lado sudoeste. Como é a parte virada pro continente acredito que seja o motivo dos mares mais calmos. Do outro lado da ilha o mar era bem forte (pelo menos era assim quando passei de carro em 2013).
Escolhi ficar no Beach Club Mr Sancho’s. É a terceira vez que venho aqui. Descobri por acaso em 2013 e gostei. Tem uma boa estrutura, atende super bem, comida gostosa, praia linda…. Tem duas opções: all inclusive e a la carte. A parte “all inclusive” custa US$60 por pessoa. Pra mim não compensa. Em duas pessoas na parte “a la carte” gastamos US$48. Isso pq comemos pra caramba.
Começamos o dia com uns nachos. Não tínhamos tomado café, né? Depois era só curtir a praia. Eu tomei um remédio de enjoo antes de pegar o ferry pq em 2013 passei mal pra caramba. Não deu nada não dessa vez mas, não sei se foi por conta disso mas eu estava quase dormindo no mar. Saí, fui pra cadeira, coloquei o chapéu na cara e dormi uns 20 minutos no sol. Renovei!!! Aí sim pude voltar pra água.
Lá pelas 14h pedi algo pra comer. Dessa vez foram fajitas. A lesa aqui quase deixa a massinha pra trás. Não sabia que eu que montava no negócio. Os troço de comida mexicana são tudo parecido. Tudo tem uma massinha pra segurar a comida, haha. Gente do céu, sou muito lesa em matéria de gastronomia. Eu só sei comer mesmo…. Tava uma delícia!
Depois fui deitar um pouco. Dava pra ficar na água não, hehe. Já eram umas 15h30 quando resolvemos ir embora. Daí era táxi (preço tabelado, lembra?) até o ferry. Demos uma voltinha ali no centro mas eu confesso que ando bem cansada dessas lojinhas de turista. Tudo igual! Fomos pegar o ferry e voltar pra casa, ou seja Playa.
Depois da comilança no Mr Sancho à noite não rolou janta. Só um sorvetinho e um bate perna na quinta avenida mesmo.
Publicado por Akemi Nomura 09:47 Arquivado em México
Não teve mergulho????
por Marcos