Jalapão - Dia 01
Expedição no Cerrado
30.04.2022 - 01.05.2022
35 °C
Visualizar
2022 Expedição Jalapão
& 2022 República Dominicana
no mapa de viagens de Akemi Nomura.
Jalapão dia 01
Bom dia, meu povo! Já passou da hora de viajar pelo Brasil. Nada como uma pandemia pra estimular a gente a conhecer nosso país (que é lindo, por sinal).
Chegamos ontem em Palmas e não deu tempo de fazer muitas coisas. Organizamos as coisas do dia seguinte e fomos na Praia da Graciosa. A praia da Graciosa fica no lago de Palmas, formado após a construção da hidrelétrica. A região da orla tem uma excelente estrutura com bares, restaurantes, quadras de esportes, eventos culturais, música ao vivo… Jantamos no restaurante recomendado pelo motorista do Uber, o Dona Maria Beach. Tava muito gostoso. O ambiente estava muito agradável mas decidimos voltar pra descansar porque a jornada começava cedo hoje.
Pra variar, acordei cedo! Ficamos hospedadas no hotel Ceu Palace. Gostei do hotel, novinho, bem arranjadinho, com acessibilidade, staff cortês e o principal, deram um saquinho com um pedacinho de palha italiana… haha. Adorei! O café da manhã era satisfatório, tinha tudo o que eu preciso. Recomendo e na volta vamos dormir aqui de novo!
Um pouco antes das 8h o nosso guia Raimundo chegou no hotel. Nós optamos por um passeio exclusivo pq quando fechamos a ômicron estava bombando e bateu aquela insegurança de carro cheio. Graças a Deus as coisas melhoraram. E olha, ainda gostei de opção do passeio privado. Deve ficar muito apertado 7 pessoas no carro, misericórdia! Aqui vamos nós três com bastante espaço. Como diria Rosana, se não for pra pagar o meu conforto, tô trabalhando errado. Partiu Jalapão e que comecem os jogos!!!
Uma eternidade pra sair de Palmas, senhorrr!!! É tudo muito espaçado as coisas aqui, sabe? E depois vem a estrada de terra… misericórdia! Paramos na pousada pra deixar as malas, fazer a trouxinha do dia e seguir caminho. Tome 31km de saculejo! 7km antes nós paramos no restaurante da Dona Almerinda. Um lugar simples, comida caseira, muito simples e gostoso.
Depois fomos para lagoa do japonês. Perguntei o pq desse nome. O Raimundo, nosso guia, disse que ali era uma propriedade privada que pertenceu a um japonês. Aí ficou conhecida como a lagoa do japonês. O japonês já vendeu o local faz tempo mas o nome ficou. O atual proprietário explora o lugar, aluga colete, sapatilha, tem restaurante, cobra até pela internet. A entrada pra gente foi R$40 por pessoa, mas está incluso no pacote. Quem vai com empresa acho que sai mais barato. Decidimos ir de barco até a gruta, que é o lugar mais bonito da lagoa. E olha, é mesmo. É um azul de tirar o fôlego. As formações rochosas compõem o visual. Confesso que olhava pra aquelas pedras e não conseguia deixar de pensar em Capitólio. Mas como meu primo geólogo disse que o perigo é em época de chuvas ou logo depois, estava tranquila. A água estava um pouco fria no começo, mas não a ponto de me impedir de entrar. No final, ficou uma delícia! O lugar é realmente lindíssimo!
Saímos da lagoa às 15h30. Fomos direto para pedra furada. Esculpidos na rocha de arenito em meio ao cerrado, os buracos permitem cenários espetaculares para apreciar o entardecer e, claro, fazer muitas fotos! É o lugar ideal para aquele retrato inesquecível do Jalapão. Do alto da Pedra Furada, é possível ver a imensidão da região e acompanhar o sol se pondo até o último segundo. Não vou saber dizer quanto é a entrada pq estava tudo no pacote. Ao entrar, a gente caminha pouco mais de 500m e chega no primeiro “furo”. Depois dá a volta por trás, sobe (subida fácil até pra mim), e vem o segundo furo. Tem que planejar a subida direitinho pq forma uma fila pra tirar foto no buraco e se vc chegar muito em cima da hora perde o por do sol. Daí é só curtir o por do sol e a paisagem deslumbrante!
Voltamos pra pousada meio esbagaçadas, haha. Acho que a lagoa me cansou. Tomamos um banho e nos levaram pra jantar. Era um lugar simples, como em toda cidade de Ponte Alta, com comidinha gostosa. Tinham vários grupos lá jantando. Depois voltamos, conversamos com o Oziel, dono da empresa, e fomos descansar….
Publicado por Akemi Nomura 15:30 Arquivado em Brasil Tagged #brazil #brasil #jalapao