Um blog do Travellerspoint

Jalapão - dia 05

Expedição no Cerrado Brasileiro

sunny 35 °C
Visualizar 2022 - Expedição Jalapão no mapa de viagens de Akemi Nomura.

Levantamos acampamento de Mateiros por volta das 8h. Mais estrada para seguir nosso roteiro.

Fervedouro do Buritizinho, aqui a “sala de espera” é um trecho tranquilo do rio Formiga. Enquanto aguardamos, quem quisesse poderia entrar ali. O tom de azul é espetacular. A água super transparente. É pequeno, em formato de gota, e é muito lindo! Como a profundidade dele é grande a pressão é bem baixa. Mesmo assim, é imperdível.

IMG_5206.JPGIAIA4830.JPGIMG_5269.JPG

A próxima parada foi a Cachoeira do Formiga. A queda é pequena e o poço é grande e fundo. O tom da água é verde esmeralda e super transparente. A vegetação ao redor completa o cenário. Do outro lado tem uma parte calminha que dá pra descansar da correnteza do outro lado.

IMG_5275.JPGPQBI5177.JPG

Nós tentamos quatro vezes chegar no meio da queda. Só na última conseguimos. Tem toda uma estratégia: vai nadando contra a correnteza até chegar numa parte que dá pé; finca o pé na areia pra lutar contra a correnteza; concentra, enche o pulmão, mergulha, abre o olho, mira na pedra e vai! Missão concluída com sucesso!

TDXO2020.JPEGIMG_7970.JPGIMG_5303.JPGIMG_5295.JPGIMG_7972.JPGIMG_5294.JPG

O Fervedouro das Macaúbas foi aberto recentemente para a visitação. Acho que foi o fervedouro com maior pressão que passamos. Parecia uma banheira de hidromassagem. E esse era bem fácil ficar em pé. Tinha mais gente quando chegamos mas era um pessoal gente boa. O problema era o vício em tirar fotos. Gente, o tempo no fervedouro é pouco, não dá pra ficar tirando só foto não.

IMG_5338.JPGIMG_7984.JPGFJVV1436.JPGIMG_7983.JPG

Pegamos estrada e foi um saculejo. Eu queria dormir e não conseguia. E foi um chão, viu? O que pega no Jalapão são as estradas. Torna a viagem muito cansativa. Mas nada como um fervedouro pra resolver esse problema.

Chegamos em São Felix e tinha uma pequena fila no Fervedouro Bela Vista. Não esperamos muito, mas tinha uma área de espera boa ali. Tipo, comparando com os outros, claro. O fervedouro Bela Vista já é bem próximo da cidade de São Felix do Tocantins. Inclusive já tinha sinal da Claro. Dizem que é o mais bonito do Jalapão. O cenário é muito bonito mesmo. Não sei se diria o mais bonito pq o tom de azul do Buritizinho me impressionou. Mas o Bela Vista com certeza é o maior. Aliás aqui tinha um outro grupo que viciado em foto. Sorte a deles é que a gente já tinha ido em muitos fervedouros e entramos na fila pra tirar uma foto com eles. E foi possível tirar uma foto top.

IMG_5376.JPGIMG_5350.JPGIMG_8154.JPGIMG_5361.JPGIMG_5369.JPGIMG_5372.JPG

Terminamos o dia mais cedo e fomos pra piscina da pousada. Missão: descansar!

Publicado por Akemi Nomura 21:01 Arquivado em Brasil

Envie por email este textoFacebookStumbleUpon

Índice

Seja o primeiro a incluir um comentário sobre este texto.

Comments on this blog entry are now closed to non-Travellerspoint members. You can still leave a comment if you are a member of Travellerspoint.

Login