Jalapão - dia 05
Expedição no Cerrado Brasileiro
05.05.2022 - 05.05.2022
35 °C
Visualizar
2022 Expedição Jalapão
& 2022 República Dominicana
no mapa de viagens de Akemi Nomura.
Levantamos acampamento de Mateiros por volta das 8h. Mais estrada para seguir nosso roteiro.
Fervedouro do Buritizinho, aqui a “sala de espera” é um trecho tranquilo do rio Formiga. Enquanto aguardamos, quem quisesse poderia entrar ali. O tom de azul é espetacular. A água super transparente. É pequeno, em formato de gota, e é muito lindo! Como a profundidade dele é grande a pressão é bem baixa. Mesmo assim, é imperdível.
A próxima parada foi a Cachoeira do Formiga. A queda é pequena e o poço é grande e fundo. O tom da água é verde esmeralda e super transparente. A vegetação ao redor completa o cenário. Do outro lado tem uma parte calminha que dá pra descansar da correnteza do outro lado.
Nós tentamos quatro vezes chegar no meio da queda. Só na última conseguimos. Tem toda uma estratégia: vai nadando contra a correnteza até chegar numa parte que dá pé; finca o pé na areia pra lutar contra a correnteza; concentra, enche o pulmão, mergulha, abre o olho, mira na pedra e vai! Missão concluída com sucesso!
O Fervedouro das Macaúbas foi aberto recentemente para a visitação. Acho que foi o fervedouro com maior pressão que passamos. Parecia uma banheira de hidromassagem. E esse era bem fácil ficar em pé. Tinha mais gente quando chegamos mas era um pessoal gente boa. O problema era o vício em tirar fotos. Gente, o tempo no fervedouro é pouco, não dá pra ficar tirando só foto não.
Pegamos estrada e foi um saculejo. Eu queria dormir e não conseguia. E foi um chão, viu? O que pega no Jalapão são as estradas. Torna a viagem muito cansativa. Mas nada como um fervedouro pra resolver esse problema.
Chegamos em São Felix e tinha uma pequena fila no Fervedouro Bela Vista. Não esperamos muito, mas tinha uma área de espera boa ali. Tipo, comparando com os outros, claro. O fervedouro Bela Vista já é bem próximo da cidade de São Felix do Tocantins. Inclusive já tinha sinal da Claro. Dizem que é o mais bonito do Jalapão. O cenário é muito bonito mesmo. Não sei se diria o mais bonito pq o tom de azul do Buritizinho me impressionou. Mas o Bela Vista com certeza é o maior. Aliás aqui tinha um outro grupo que viciado em foto. Sorte a deles é que a gente já tinha ido em muitos fervedouros e entramos na fila pra tirar uma foto com eles. E foi possível tirar uma foto top.
Terminamos o dia mais cedo e fomos pra piscina da pousada. Missão: descansar!
Publicado por Akemi Nomura 21:01 Arquivado em Brasil