Um blog do Travellerspoint

Roma

Cidade Eterna

sunny 27 °C
Visualizar 2009 Italia no mapa de viagens de Akemi Nomura.

Roma é uma cidade fantástica. Com certeza é uma das minhas favoritas. Englobando a visita ao Vaticano é necessário pelo menos 4 dias. Vale a pena também ficar em hotel bem localizado que, por mais que saia uns euros a mais, compensa, pois é possível fazer bastante coisa a pé ganhando tempo e economizando transporte.

HOTEL

Ficamos hospedadas no Hotel Smeraldo, perto do Campo di Fiori. A estadia do quarto triplo era 150 euros. Na hora da reserva foi possível optar pelo translado do aeroporto até o hotel por 50 euros para 3 pessoas. Porém isso me custou uns 50 reais ou mais em telefonema para o hotel, pois o motorista não estava esperando. Mas quando foi localizado chegamos ao hotel sem problemas e com certeza foi o carro mais caro que andei na vida, não pelos 50 euros, mas porque era uma BMW maravilhosa.
http://www.smeraldoroma.com

ONDE COMER

Tem vários lugares vendendo pizza taglia por toda Roma. Por alguns euros é possível comer uma fatia de pizza e um refrigerante. O bom é que não precisa se preocupar muito com as calorias porque a gente anda tanto. Tem opção de massas também. Mas qualquer lugar perto de pontos turísticos tem qualidade duvidável. Dicas que valem à pena:

  1. Próximo à Piazza Navona fica uma pizzaria chamada Baffeto. Local freqüentado por romanos e turistas, não aceita cartão e a fila é grande;
  2. No Vaticano, saindo dos muros da Piazza San Pietro no sentido do Museu do Vaticano, na esquina da avenida que vai pro museu, tem um restaurante com uma pizza muito boa. Procure por um garçom brasileiro chamado Edson, super simpático.
  3. Tem gelaterias espalhadas por toda cidade, qualquer uma vale a pena. Mas não deixe de experimentar o sorvete de Nutella.
  4. Água – Roma é conhecida pelos seus aquedutos desde a época do império. Por toda cidade ficam espalhadas as NASONI, que são uma espécie de torneira aberta direto com água limpa e fresca, em algumas, quase gelada. Não precisa pagar 2,5 euros numa garrafinha toda hora, compre uma, guarde a garrafa e abasteça nas NASONI. Se for um dia quente, vai fazer uma grande economia.

INGRESSOS

Roma é uma das cidades mais movimentadas do mundo. É muito turista, muita fila, muita gente, muito lugar para conhecer. Qualquer tempo poupado vale à pena. Planejar a viagem, preparar o roteiro e mergulhar na internet em buscas de ingressos antecipados vale muito à pena. Ficam as dicas:

1. Roma Pass – Esse passe dá direito a 3 dias de transporte público, duas entradas gratuitas de museu romano (sendo que Coliseu e Palatino vale por um) e entrada exclusiva, sem filas. Tudo isso pela bagatela de 23 euros, a gente retirou na Piazza Cinque Lune, do lado da Piazza Navona;
http://www.romapass.it/?l=en

2. Museu do Vaticano – um dos mais visitados do mundo, tem uma fila considerável. Comprando com antecedência pela internet é possível pular a fila e é muito legal você ir passando e aquele monte de gente olhando você entrar na frente, haha.
http://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/index.html

3. Castel Sant´angelo – fecha mais cedo do que dizem os guias, portanto não deixe para ir no final do dia. Custa 6 euros a entrada, mas é possível entrar com o Roma Pass como um dos museus gratuitos que ele oferece. Porém na 1ª segunda feira do mês é gratuito depois de um certo horário (normalmente os museus fecham nas segundas feiras). #ficaadica

DICAS GERAIS – ROMA

1. Trastevere – um lugar legal pra ir sábado à noite. Cheio de gente, lugar pra comer, lojinhas de bugigangas

2. Vários lugares vale ir de dia e de noite, e pode andar sossegado (com cuidados básicos) no centro às 23h, é tranqüilo; aconselho muito o trio Piazza Navona, Pantheon e Fontana di Trevi by night;

3. No Vaticano, se quiser visitar o túmulo de João Paulo 2º, a entrada é pelo 1ª porta, antes da entrada principal da Basílica. É possível visitar o túmulo de São Pedro também. Pela saída dá pra ver também um pouquinho do Vaticano por dentro dos muros;

4. Na Piazza Garibaldi é possível ter uma visão bem bacana de Roma, mas é difícil ir a pé; No Castel Sant´Angelo a vista é espetacular também.

5. Assistir o filme Anjos e Demônios antes de ir a Roma te dá uma idéia muito legal do que te espera;

6. Lição principal de Roma: Michelângelo é muito mais do que aquilo que eu já imaginei;

7. Basílica de São Pedro - é gratuita. Eu aconselho fortemente ir de tarde ou vai encarar uma fila considerável dando a volta na praça, que não é pequena.

LUGARES IMPERDÍVEIS

DSC01922.jpg DSC01914.jpg DSC03532.jpg DSC01697.jpg DSC01728.jpg DSC01792.jpg DSC02089.jpg DSC02153.jpg DSC03749.jpg

  • Coliseu
  • Palatino
  • Termas de Caracalla
  • Piazza Navona
  • Pantheon
  • Fontana di Trevi
  • Castel Sant´Angelo
  • Vaticano (Basílica e Museu)
  • Êxtase de Santa Teresa de Bernini

SUGESTÃO DE ROTEIRO

Segue em outro post uma sugestão de roteiro detalhado para 4 dias.
http://anomura.travellerspoint.com/14/

Publicado por Akemi Nomura 13:01 Arquivado em Itália Tagged roma vaticano

Envie por email este textoFacebookStumbleUpon

Índice

Seja o primeiro a incluir um comentário sobre este texto.

Comments on this blog entry are now closed to non-Travellerspoint members. You can still leave a comment if you are a member of Travellerspoint.

Login