Cruzeiro - Edfu e Kom Ombo
08.11.2023 - 08.11.2023
37 °C
Visualizar
2023 Egito
no mapa de viagens de Akemi Nomura.
O dia começou cedo, bem cedo. Tivemos tempo só pra um café e saímos às 6h com previsão de retorno às 8h. A ideia era ir de charrete mas nãos ei porque mudaram e fomos de ônibus. Acho que foi até melhor, pra falar a verdade. Saímos a tempo de ver o sol nascer.
O Templo de Edfu é um dos templos mais bem preservados do Egito e é dedicado ao deus Hórus. Construído entre 237 a.C. e 57 a.C., durante o período greco-romano, possui enormes colunas, relevos detalhados e uma sala hipostila impressionante. O templo é famoso por seu estado de conservação e por ser um exemplo impressionante da arquitetura egípcia dedicada ao culto religioso. Na mitologia egípcia, Hórus, filho de Osíris e Ísis, era representado como um falcão. Manteve-se escondido de Set por anos e quando tornou-se adulto confrontou o usurpador de seu pai. O culto a Hórus era muito popular na região do Delta do Nilo.
Dali voltamos pro barco em torno de 8h pra tomar café da manhã. Aproveitamos a manhã pra ir na piscina. Com um pouco de constrangimento pq ninguém ia, resolvemos ir. Se tem piscina é porque pode usar. Foi uma experiência bem legal curtir a piscina enquanto navegávamos pelo Nilo. Depois chegaram umas argentinas pra fazer companhia. Depois de um tempo fomos tomar banho pra almoçar porque depois do almoço já íamos atracar em Kom Ombo.
Chegando em Kom Ombo já conseguíamos ver o templo do barco. Ali não ia precisar de transporte, era pertinho. O Templo de Kom Ombo é um templo incomum no Egito por ser dedicado a duas divindades: o deus crocodilo Sobek e o deus falcão Hórus. Construído durante o período greco-romano, possui estruturas simétricas para cada uma das divindades, com salas hipostilas, relevos detalhados e registros históricos sobre práticas médicas antigas, já que também era um local de culto e cura. É um exemplo único da arquitetura egípcia dedicada a dois deuses.
Encerramos o dia e voltamos para o barco. Cada dia tinha um evento no barco. Hoje era festa Nubia mas meu sono de idosa não me permitiu participar.
Publicado por Akemi Nomura 20:35 Arquivado em Egito