Bruxelas - dia 02
04 05 2011
03.05.2011 - 08.05.2011
11 °C
Visualizar
2011 Europa
no mapa de viagens de Akemi Nomura.
Tenho que admitir uma coisa, Bruxelas está me surpreendendo, positivamente. É um misto de França, Holanda e Alemanha, num mesmo lugar. Bruxelas parece uma torre de Babel. O país fala 3 línguas diferentes: francês, flamengo (holandês mais puro que o da Holanda) e o alemão (em pequena parte do país). Mas para mim ninguém me convence do contrário que aqui se fala “belgiquês”. É um jeito muito peculiar de falar várias línguas em uma frase só. Venha à Bélgica que você vai me dar razão.
Vamos ao que interessa. O dia hoje foi bem movimentado. Acordei super cedo e já liguei a internet, maldito vício. O plano era dia típico de turista: city tour naqueles ônibus vermelhinhos que tem em tudo que é cidade importante no mundo. Com o bilhete comprado de véspera, fomos até a Praça do Rei esperar o ônibus.
PARLAMENTO EUROPEU
Primeira parada, Parlamento Europeu. Confesso que foi meio frustrante. Demos de cara com uma manifestação das vaquinhas. Isso mesmo, não entendi nada além de um monte de vaquinhas pintadas com as cores das várias bandeiras dos países da comunidade européia. Mas como Bruxelas hoje é a capital da Europa, vale a pena dar uma olhadinha nesse centro de poder.
ATOMIUM
É o símbolo da Bruxelas moderna. Construído em 1958 para a Feira Mundial de Bruxelas, representa um átomo de cristal de ferro. Honestamente é um lugar em que não se acrescenta muito numa viagem. Eu acho dispensável, mas como já tinham me falado isso e mesmo assim eu fui, deixo como opção de lugar para ir pelo menos uma vez na vida (e nunca mais voltar).
GRAND PLACE
Esse sim é o lugar. Uma praça movimentadíssima no centro de Bruxelas, cercada por edifícios cujas arquiteturas duelam pra ver qual é a mais bela. Tirando a arquitetura diferente dos edifícios, é um estilo meio parecido com a Praça da Cidade Velha de Praga. É um lugar bem bonito, com vários restaurantes maravilhosos, várias lojas de chocolates, claro, e super animado. No canto da praça tem uma estátua onde as pessoas passam a mão, provavelmente pedindo proteção ou sorte. Eu ainda não descobri, ainda mais com essa fusão de idiomas falados aqui.
MANNEKEN PIS FOUNTAIN
O Manneken Pis Foutain é uma fonte com uma pequena estátua de bronze de um garoto fazendo xixi. Isso mesmo, você entendeu bem. Essa estátua data de 1619, e é repleta de lendas em torno dela. A inspiração para a famosa estátua continua desconhecida, mas é fato que quem vai a Bruxelas e não vê o Manneken Pis é o mesmo de ir ao Rio de Janeiro e não ver o Cristo Redentor. Quer um incentivo? Do outro lado da rua tem uma loja da Godiva. Precisa falar mais?
PARQUE DO CINQUENTENÁRIO
Voltando ao ônibus do city tour, fomos conhecer o Parque do Cinquentenário e o belo Arco do Triunfo belga. Esse Arco do triunfo foi construído para homenagear os 50 anos de independência belga, por iniciativa do rei Leopoldo II. O belíssimo portão se parece com o portão de Brandemburgo, tendo na sua frente um imenso parque. Talvez o parque colabore para que o portão seja mais bonito do que o de Berlim.
BAIRRO DE SABLON
Próximo ao apartamento está o bairro de Sablon. É o bairro boêmio de Bruxelas, com restaurantes, mercados, lojas de antiguidades e chocolates artesanais (claro). A igreja de Sablon tem uma bela arquitetura que não deixa a dever em nada às igrejas francesas e italianas. Do outro lado da rua, o pequeno jardim de Sablon completa a paisagem.
Além da igreja e do jardim, na mesma rua (Rue de La Régence), caminhando a partir da Praça Real, dá pra conhecer belíssimos prédios como o Rekenhof, o Museu de Belas Artes, o Conservatório de Música, a Sinagoga e terminando no Palácio de Justiça, situado na Praça Louise.
LOUISE SQUARE
A Praça Luisa, ou Place Louise, é a região elegante de Bruxelas. Várias lojas de luxo começam a surgir dali. Na praça está o imenso edifício do Palácio de Justiça. A fachada deve ser muito bonita, mas como estava em reforma, estava cheia de andaime na frente. Recorri a lateral do prédio para ter uma idéia da arquitetura e garanto, é linda. Da praça é possível ter uma visão panorâmica da cidade. É legal, mas nada surpreendente.
GRASMARKT
Eu gostei mesmo de um lugarzinho chamado Grasmarkt. É bem movimentado, bem alegre, com bastante opção de restaurante, a deliciosa batatinha em cone e a maravilhosa loja da Valrhona. Sim, meus dois pecados na Bélgica, batata frita e chocolate. São os melhores do mundo, inquestionáveis. Se gula é pecado, eu pequei sim, sem remorso nenhum!!!!
Publicado por Akemi Nomura 15:10 Arquivado em Bélgica Tagged brussels