Um blog do Travellerspoint

Rússia

São Petersburgo 2

Fantástico...

sunny 17 °C

Esqueci de dizer ontem como pode ser emocionante sacar dinheiro em ATM na Rússia. Logo na saída do porto resolvemos sacar. A Laura se propôs a colocar o cartão dela e eu ajudei. Interessante que logo depois que você coloca seu cartão, ainda aparece uma frase em Inglês: “Please wait! Thank you!”. E é nosso último contato com nosso alfabeto, depois, só no alfabeto sirílico. Aí vai saber o que a gente está fazendo. Foi pela instinto que conseguimos sacar os rublos, rs.

AAED81172219AC681780D2CC3D7F04BB.jpg

Hoje o dia começou mais tarde. Essa história de perder 1 h toda noite deu pra gente sentir bem. Resolvemos sair mais tarde hoje, 9h já tínhamos passado a imigração. Dizem que eles não são muito simpáticos na imigração russa, bom, eu, Laura e Flávia passamos sem problemas. Cynthia e Guilherme já passaram por uma moça mais estressada. Isso ontem, porque hoje foi mais rápido e mais tranquilo para todos.

Encontramos o Leonid e fomos passear... de metrô. A linha 1 de metrô de São Petersburgo é uma das atrações da cidade. Uma estação mais bonita que a outra. O Leonid, como bom anjo da guarda desceu coma gente no metrô e explicou como a gente ia fazer. Depois ele subiu pra pegar o carro e encontrar a gente duas estações depois. A passagem de metrô é baratinha, 25 rublos. As estações são bem fundas, mas que eu me lembre tinha estação em Londres assim também, acho que era Baker Street. Mas foi bem legal, esperava um pouco mais, mas o que eu vi já valeu a pena.

AAF57D122219AC681723D518647A40CF.jpg

O ponto seguinte de parada era o Peterhof. Peterhof é mais um palácio que tomou por base Versailles. É um extravagante conjunto de palácios às margens do golfo da Finlândia. Chama a atenção os excessos. Muito dourado, muito brilho, muito luxo. Peterhof fica a 30km do centro de São Petersburgo. Ir por conta ficaria difícil, ainda bem que o anjo Leonid estava conosco. Acho que é um passeio que é possível passar o dia inteiro entre os jardins e o palácio em si. Mas com o tempo que a gente tinha, já foi bom demais.

AAFCB1502219AC6817E35D2B835B84E9.jpg
AB01671E2219AC681798FF6F24FF86A0.jpg

Fomos almoçar em um restaurante de nome difícil de escrever sem um teclado no alfabeto sirílico. Recomendo muito esse restaurante, assim que der posto a foto com o nome dele. O difícil é chegar lá. Sabe aqueles restaurantes típicos de celebridades? Pra você ter uma ideia, ali foi comemorado o aniversário do Vladimir Putin. O início do cardápio tem o menu daquele dia. A minha escolha, do Guilherme e da Cynthia foi o estrogonofe, claro! Rs. Estranho foi comer sem arroz, mas estava bom demais...

Dali fomos ao complexo de jardins e palácios de Tsarskoe Selo, ou simplesmente, Catarina. Pra mim, o ponto alto do dia, pois entramos no palácio dessa vez. Foi criado por Catarina 1ª, esposa de Pedro, o Grande, como casa de campo. Os salões são riquíssimos, uma extravagância que só vendo pra entender. Se um dia eu voltar a São Petersburgo, o que não é difícil, vou tirar dois dias para Peterhof e Catarina, pois esses fazem meu estilo de passeio.

AB07A78A2219AC68175BB8CCC088A22D.jpg

Bom, saindo do Catarina, já meio que exaustos, fomos para o carro e fizemos nossa pequena viagem de volta a São Petersburgo.Fizemos mais um city tour na cidade com Leonid explicando mais sobre a cidade e fizemos uma parada em uma igreja que parece um bolo, rs. Sério mesmo, chama Igreja Chesma. Continuamos nosso role e pegamos o caminho de casa, ou seja, o porto.

Nós 5 e o Leonid (camisa vermelha), na foto abaixo:
AB11DB782219AC6817389B7D4CBD9D91.jpg

São Petersburgo é uma cidade que pode oferecer mais do que eu vi. Dentro do tempo que a gente tinha, achei que foi tudo perfeito. Gostei mesmo! O Leonid foi a melhor opção que a gente poderia ter. Não descarto voltar aqui, faria as coisas com mais tempo, sem correria e sem deixar o cansaço me desestimular.

Fim de tarde na parte de fora do navio para ver São Petersburgo pela última vez, esse ano!!!

Publicado por Akemi Nomura 6:07 Arquivado em Rússia Comentários (0)

São Petersburgo 1

Enfim, Russia...

sunny 15 °C
Visualizar 2012 Europa no mapa de viagens de Akemi Nomura.

Boa dia São Petersburgo! Minha primeira viagem à Rússia. Loucura demais! Está sendo divertido, com alguns altos e baixos, mais altos que baixos, ainda bem. Hoje o dia ia ser cansativo, afinal, pela segunda noite seguida perdemos mais uma hora de sono. Entramos em outro fuso e já estamos a 7h do Brasil. E o dia começou agitado...

Logo cedo no café, disputamos lugar com todo o navio que ia descer cedo na cidade. E a folgada do Minessota já me irritou. Mas eu sou muito besta mesmo, o engraçado foi todo mundo tomando minhas dores, kkkk. Valeu galera! Enfim, saímos e encontramos o Leonid nos esperando. O Leonid foi uma espécie de anjo que a Cynthia encontrou na internet e nos cobrou a bagatela de 15 euros por hora pra ficar a nossa disposição. Dividido por 5... Não recomendo as excursões desse navio, são muito caras e você não vê quase nada.

O ritmo foi bem tranquilo, tipo de excursão, com a vantagem de ser só pra gente. São Petersburgo é uma cidade grande, ia ser legal desbravá-la do jeito que a gente gosta, mas com o atual estado de cansaço de todo mundo, o Leonid foi o anjo que caiu do céu mesmo. Ontem o post foi muito grande, então vou tentar falar mais por alto do dia de hoje. Bom, seguimos então para dar uma volta de van, parando em alguns pontos da cidade. Paramos primeiro na igreja de St Nicolas. Uma igreja com tudo aquilo que se espera de uma igreja ortodoxa. Sua abóbodas douradas, sua fachada toda trabalhada e muito dourado por dentro. Uma parada bem bacana. É a igreja dos navegantes, hoje, um pouco nossa também.

AA83327D2219AC681749D9392C8FE020.jpg

Fizemos uma parada em frente ao Palácio Yusupov. Foi aqui nesse palácio que Rasputin foi assassinado. De acordo com o Leonid, era um homem difícil de morrer. Rasputin ganhou grande influência, nem sempre benigna, na corte depois de “curar” o filho hemofílico de Nicolau segundo. Dessa forma, alguns nobres acharam por bem eliminá-lo.

AA8B12612219AC681731C508C5A6816C.jpg

Dali, fomos até a Praça da belíssima catedral de St Isaac. A praça já estava decorada para o feriado de amanhã aqui em São Petersburgo, o Dia da Vitória. Vários sinais do comunismo anda pairam na cidade. O brilho do telhado da catedral é fácil de identificar de várias partes da cidade. O dia lindo colaborou! No centro da praça, a estátua do Cavaleiro de Bronze, representando Pedro, o Grande, encomendada por Catarina, a Grande. As patas do cavalo pisoteiam a serpente, o símbolo da traição.

AA9632CE2219AC6817705438BDC91498.jpg

Fizemos pequenas paradas em alguns pontos da cidade em que pudemos ver vários de seus símbolos despontando no horizonte. Num gelado dia russo, na beira do rio Neva, várias pessoas tomavam sol de trajes de banho. Engraçado isso!

AA9ABE3C2219AC6817926440E1B57934.jpg

Fizemos uma parada na Fortaleza de Pedro e Paulo. Achei mais interessante ver a saída dela pelo lado do rio, dando uma noção exata da sua condição de fortaleza. Dizem que centenas de escravos e prisioneiros suecos morreram na sua construção. É um contraste que encanta e assusta. Do outro lado da rua, uma amostra do poderio militar russo.

Talvez a parada mais interessante do dia, a Igreja do Sangue Derramado. Um festival de cores, com suas paredes trabalhadas de forma intensa, abóbodas douradas e coloridas. A entrada para a igreja é 250 rublos. Cuidado com pickpockets na área. Dentro da igreja, pinturas e altares, um mais bonito que o outro.

AAA512142219AC6817ED84BEDEA3D571.jpg

Parada para o almoço em um restaurante super recomendado no guia top ten da folha, chamado Idiot. Optamos pelo pelmeni, uma espécie de guioza de com recheio de batata. Porção pequena, 300 rublos, refrigerante 90 rublos. Foi o suficiente para o resto do dia.

AAAC9EE82219AC68175534A75518890E.jpg

Vamos ao Hermitage? O Hermitage é o segundo maior museu do mundo. Abriga uma vasta coleção de arte. As obras de arte em si, já assumi que não sou fã. Mas a arquitetura do prédio, que era um palácio, é lindíssima. Os telhados, os lustres, os salões, um mais lindo que o outro. A Laura resolveu curtir à moda dela. Eu e a Flávia rodamos em busca das top tem do guia, só achamos duas, ahahahaha.

AAB2F5CE2219AC681773F00EAF587621.jpg

Depois do museu, uma rápida caminhada pela Nevskiy Prospekt, a mais movimentada avenida da cidade. Fachadas da época czarista, cafés e boutiques, Claro que não deu tempo de ver muita coisa. Fomos andando até a catedral de Nossa Senhora de Kazan, inspirada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Depois, paramos para tomar um café no Café Singer, bem em frente à igreja.

AAB9318B2219AC681772F3B4EA66CFB9.jpg

Na volta para o carro, várias ruas estavam fechadas. Tivemos que dar várias voltas para chegar lá. Vários tanques na rua, São Petersburgo se preparava para comemorar o dia da Vitória na II Guerra. Tanques nas ruas, militares por todos os lados. Um pouquinho do clima do passado de volta.

AB1DDB322219AC681760B0E7707D4C2F.jpg

Na volta, jantar no navio, todos os 5 juntos, muita conversa e muitas risadas! Até amanhã!

Publicado por Akemi Nomura 12:06 Arquivado em Rússia Comentários (1)

(Textos 1 - 2 de 2) Página [1]